quarta-feira, 30 de maio de 2012


CUIDADOS CONTRA A GRIPE INFLUENZA A


Os profissionais da saúde têm algumas recomendações especiais para os cuidadores e professores de crianças e bebês em creches.

Cuidados contra a Gripe Influenza em creches

1. Os cuidadores e crianças devem  lavar as mãos e os brinquedos com água e sabão quando estiverem visivelmente sujas.
2. Os cuidadores devem  lavar as mãos após contato com secreções nasais e orais das crianças, principalmente quando a criança está com suspeita de síndrome gripal.
3. Orientar os cuidadores e professores a observar se há crianças com tosse, febre e dor de garganta, principalmente quando há notificação de surto de síndrome gripal na cidade; os cuidadores devem informar os pais quando a criança apresentar os sintomas citados acima.
4. Evitar o contato da criança doente com as outras. Recomenda-se que a criança doente fique em casa, a fim de evitar transmissão da doença.
5. Orientar os cuidadores e responsáveis pela creche que notifiquem a secretaria de saúde municipal caso observem um aumento do número de crianças doentes com síndrome gripal ou com absenteísmo pela mesma causa na creche.

As medidas acima devem ser somadas as medidas gerais de prevenção e controle de doenças de transmissão respiratória:
  • higiene das mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz);
  • evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
  • usar lenço de papel descartável;
  • proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
  • orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 5 cinco dias após o início dos sintomas);
  • evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados);
  • é importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias;
  • restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação; 
  • hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

domingo, 27 de maio de 2012

Novas etapas do Projeto: João, Maria e Eu, somos todos diferentes!!


Sexto Momento:

Apresentamos os nomes dos pequenos em plaquinhas;
Identificamos  fotos (trazidas de casa) dos Pequenos;

Sétimo Momento:

Fizemos alinhavo nas plaquinhas dos nomes;
Desenvolvemos a coordenação motora fina;
Exercitamos a atenção, concentração, o movimento de apreensão e pinça;






Associamos novamente os nomes dos Pequenos nas Plaquinhas a suas respectivas fotos:




 Oitavo Momento:

Assistimos ao Vídeo:  João e Maria (já postado aqui no blog - Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=TW1T29FVenQ)
Proporcionamos um contato direto com a Literatura Infantil;
Assistimos com atenção, despertando o prazer de ouvir histórias;
Educamos a sensibilidade infantil através da literatura;
(Jaqueline Medeiros)



PRIMEIRAS ETAPAS DO PROJETO: JOÃO, MARIA E EU, SOMOS TODOS DIFERENTES!


  Primeiro Momento:


     Contamos a história: João e Maria!
Despertamos o prazer e o hábito de ouvir histórias;
Conversamos sobre a história: família em constituição diferenciada, gênero: menino – menina, história de vida....
Montamos um gráfico da quantidade de meninos e meninas da sala;



 Segundo Momento: 

Cantamos e gesticulamos: Bom dia amiguinho como vai?
Envolvemos os nomes dos Pequenos;

Bom dia professora como vai
Bom dia professora como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia professora como vai
Bom dia Ana Julia como vai
Bom dia Ana Julia como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Ana Julia como vai
Bom dia Andressa como vai
Bom dia Andressa como vai
Faremos o possível para sermos bons amigos
Bom dia Andressa como vai
.................
  Terceiro Momento:

      Trabalhamos com o Espelho
 Sugerimos aos Pequenos se observarem no espelho;
 Percebessem as semelhanças e diferenças em relação aos amigos da sala;
 Propomos que o Grupo tocassem as partes do corpo que as Prôs solicitassem;
 Chamamos a atenção para detalhes: cores, formatos, tamanhos, posição...




 Quarto Momento:
     
Estimulamos a representação de si próprio com desenhos;
Instigamos a criatividade e imaginação, através da observação de si próprio e do amigo;
Utilizamos nesta produção livre giz de cera, lápis de cores no desenho e pintura;






Quinto Momento:

Modelamos com massinha um autorretrato;
Chamamos novamente a atenção para as partes do corpo e detalhes;
Conversamos sobre as semelhanças e diferenças de cada um;






(Jaqueline Medeiros)




domingo, 20 de maio de 2012

20 de Maio - Dia do Pedagogo


Ser Pedagogo...
Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Diretora  ou Mantenedor.
Mas, é mais do que isso
É ser Comprometido com o que faz.
Ser Pedagogo é ter coragem de transformar uma sociedade
Ser Pedagogo é não desistir nunca, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber percorrer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos com dignidade
Ser Pedagogo é saber lidar com as diferenças, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ser responsável com a sua função. 
Sempre mirando para o futuro...
Na medida em que em suas mãos concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho dos mais diversos profissionais que hoje na faculdade e na sociedade muitas vezes, não lembram-se,  que um dia tiveram ao longo de sua vida acadêmica, um Pedagogo.
Ser Pedagogo vai além do profissionalismo, pois requer o acreditar no Homem, na Sociedade, no Mundo e na Vida.
Ser Pedagogo vai muito além de uma titulação, pois requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo nesta sociedade competitiva e consumista
não torna-se uma profissão atraente, e realmente não é.
Uma vez que os valores, as crenças, os princípios éticos, as coisificações sociais são muito mais relevantes do que o intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está  voltada para a vida constituída por bens materiais, onde prevalece o individualismo, o imediatismo,  invertendo a lógica de uma construção social possibilitada pela educação.
As pessoas encontram-se sem um norte no caminho da honestidade e decidem-se na maioria das vezes pelo atalho de uma posição contrária, é triste pensar assim, muito triste
pois este é o mundo dos nossos filhos
crianças que irão crescer e tornar- se adultos.
Adultos em uma realidade enxertada de idéias e sentimentos sem razão.
Adultos que não conseguem definir o que realmente são e, que na maioria das vezes  transformam-se em Homens alienados,  com interesses escusos voltados, única e exclusivamente pelo Ter e não pelo Ser.
Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação equivocada, mas ter propósito de agente de transformação da sociedade.
Pode-se entender como utopia pensar assim, no entanto, conscientes de nossa função social como Pedagogos, precisamos construir competências e habilidades para adubarmos e plantarmos, hoje em uma sociedade desprovida dos valores éticos, sementes que um dia irão brotar e frutificar.
Para que firmes no propósito de agentes transformadores de uma dada realidade, ou seja, de uma sociedade que hoje, apresenta-se tão infértil e, que possamos colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.

(Autor Desconhecido)

História: João e Maria



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Capas dos Relatórios avaliativos do 1º Trimestre

     Confeccionamos as capas dos Relatórios avaliativos do 1º Trimestre
     Lembramos aos Pequenos que o símbolo do CEI é a borboleta;
Conversamos um pouco sobre a borboleta (é um inseto, que sofre transformações até se tornar uma linda borboleta, assim como nós que aprendemos, nos desenvolvemos  e evoluímos a cada dia...)
Realizamos a dobradura da borboleta com ajuda da Prô;
Escolhemos as cores que desejávamos colorir a borboleta.
Usamos tinta guache e os dedinhos na pintura e esponja e tinta guache na  pintura do céu;















(Jaqueline Medeiros)
§  


quarta-feira, 16 de maio de 2012

VERBOS PARA A ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS


 Visitando o blog http://amigadapedagogia.blogspot.com.br encontrei  esta postagem  fabulosa. Resolvi compartilhá-la no meu espaço. Certamente irá contribuir muito na elaboração dos objetivos dos planejamentos, projetos e sequências didáticas das colegas professoras que visitam o blog.

Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância. Ele é o ponto chave para exprimir a intenção de um educador.
 Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações.
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.


VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO

Acentuar
Contar
Formular Hipótese
Realizar Experiência
Adicionar
Contribuir
Generalizar
Rebater
Agrupar
Converter
Grafar
Receber
Analisar
Cooperar
Grifar
Reconhecer
Andar
Correr
Identificar
Recortar
Anotar
Costurar
Ilustrar
Redigir
Aplicar
Criticar
Indicar
Reduzir
Apresentar
Declamar
Interpretar
Registrar
Arbitrar
Decompor
Interpretar
Relacionar
Argumentar
Deduzir
Inventar
Relatar
Armar
Definir
Juntar
Repartir
Arremessar
Demonstrar
Justificar
Repres. Graficamente
Assinalar
Descobrir
Lançar
Reproduzir
Atirar
Descrever
Ler
Resolver
Atribuir
Desenhar
Listar
Responder
Calcular
Destacar
Localizar
Responder
Cantar
Determinar
Manipular
Resumir
Caracterizar
Discriminar
Marchar
Reunir
Circundar
Discutir
Medir
Riscar
Citar
Dividir
Modelar
Saltar
Classificar
Dramatizar
Montar
Saltitar
Colaborar
Elaborar
Multiplicar
Separar
Colar
Encenar
Narrar
Simplificar
Coletar
Enlaçar
Nomear
Sintetizar
Colorir
Enumerar
Operar
Solucionar
Combinar
Esboçar
Organizar
Sublinhar
Comentar
Escrever
Participar
Subtrair
Comparar
Especificar
Pegar
Sumariar
Competir
Esquematizar
Pintar
Tabular
Completar
Estabelecer
Planejar
Tocar
Compor
Estabel. Comparação
Pontuar
Tocar
Compor
Executar
Preparar
Traçar
Comunicar-Se
Executar Vocalmente
Pronunciar
Traduzir
Concluir
Exemplificar
Propor
Transformar
Confeccionar
Expressar
Provar
Transformar
Construir
Extrair
Pular
Usar
Construir
Falar
Racionalizar
Verbalizar
Construir
Flexionar
Reagrupar
Verificar


VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.


Abrandar
Aproveitar
Desfrutar
Memorizar
Absorver
Capacitar
Entender
Pensar
Acrescentar
Carrear
Evidenciar
Perceber
Adaptar
Compreender
Facilitar
Praticar bem
Adquirir
Conhecer
Familiarizar-se
Saber
Aperfeiçoar
Conscientizar –se
Fixar
Sociabilizar
Apreciar
Cooperar
Jogar bem
Ter idéia de
Aprender melhor
Depreender
Melhorar
Ter inclinação para
Aprimorar
Desenvolver




VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:

Abaixar-Se
Definir
Ilustrar
Puxar
Abrir
Deitar-Se
Imitar
Quadrupedear
Acabar
Demonstrar
Imitar
Qualificar
Acampar
Derrubar
Impulsionar
Questionar
Acompanhar C/ Olhos
Derrubar
Impulsionar
Quicar
Adicionar
Descrever
Inclinar
Rastejar
Adicionar
Descrever
Inclinar
Reagrupar
Agachar-Se
Deslizar
Inclinar-Se
Receber Uma Bola
Agarrar
Deslizar
Inclinar-Se
Recitar
Agarrar
Deslocar-Se
Indicar
Reconhecer
Agarrar-Se
Deslocar-Se
Iniciar
Redigir
Ajoelhar
Desobrigar-Se
Inspirar
Reformular
Ajoelhar
Diferenciar
Integrar
Relacionar
Ajudar
Dirigir
Intercalar
Relaxar
Alternar
Discutir
Interpretar
Remar
Analisar
Distinguir
Investigar
Repetir
Anotar
Dividir
Ir
Resolver
Apalpar
Dizer
Jogar
Responder
Aplicar
Dobrar
Julgar
Rever
Apoiar
Dramatizar
Juntar
Revezar
Apontar
Driblar
Justificar

Apresentar-Se
Elevar-Se
Lançar
Rolar
Argüir
Empregar
Lançar-Se
Sacar
Arquear-Se
Empurrar
Ler
Saltar
Arrastar-Se
Encestar
Liderar
Seguir
Arrolar
Encolher
Listar
Seguir c/ os Olhos
Atar
Encolher-Se
Localizar
Selecionar
Aumentar
Engatar
Manipular
Separar
Automatizar
Engatinhar
Marcar
Seriar
Autorizar
Enumerar
Marchar
Serpentear
Balançar
Equilibrar-Se
Medir
Sintetizar
Bater
Escorregar
Mergulhar
Soletrar
Bloquear
Escrever
Modificar
Solucionar
Boiar
Escutar
Mover
Subdividir
Bola
Esgueirar-Se
Movimentar-Se
Subir
Cabecear
Especificar
Mudar
Sublinhar
Cair
Esquematizar
Multiplicar
Submeter
Cantar
Estender
Nadar
Subtrair
Chutar
Esticar
Nivelar
Sugerir
Citar
Esticar-Se
Nomear
Suportar
Classificar
Examinar
Numerar
Suspender-Se
Colar
Executar
Obedecer
Sustentar
Colocar
Expirar
Observar
Tirar
Colorir
Explanar
Obter
Tocar
Combinar
Explicar
Olhar
Tomar
Compara
Explorar
Ordenar
Trabalhar
Compartilhar
Expor
Organizar
Tracionar
Competir
Expor
Ouvir
Traduzir
Completar
Expressar
Parar
Transformar
Compor
Falar
Passear
Transpor
Computar
Fazer
Pedalar
Trazer
Concluir
Fechar
Percorrer
Trepar
Conduzir Uma
Flexionar
Pesar
Unir
Construir
Flutuar
Pesquisar
Unir
Contar
Formar
Pintar
Usar
Contrastar
Frear
Planejar
Usar
Converter
Galopar
Pôr
Utilizar
Correr
Ganhar
Predizer
Utilizar
Cortar
Generalizar
Prender
Valsar
Criar
Girar
Preparar
Valsar
Curvar
Golpear
Prestar
Verificar
Dar
Grifar
Produzir
Ziguezaguear
Defender
Guardar
Pular


Identificar
Puxar




VERBOS ADEQUADOS PARA OBJETIVOS IMEDIATOS QUE TENDEM A INDICAR DETERMINADOS DOMÍNIOS:


DOMINIO PSICOMOTOR
DOMINIO COGNITIVO
DOMINIO SOCIAL
DOMINIO AFETIVO
Automatizar
Analisar
Aceitar
Agir Com
Colocar
Apontar
Ajudar
Desempenhar
Correr
Aplicar
Aplaudir
Com
Cortar
Avaliar
Compartilhar
Demonstrar
Demonstrar
Citar
Competir

Deslocar-Se
Combinar
Comunicar-Se

Desempenhar
Comparar
Cooperar

Dramatizar
Classificar
Contribuir

Driblar
Criar
Convidar

Equilibrar-Se
Distinguir
Discutir

Explorar
Definir
Elogiar

Jogar
Dizer
Escolher

Quicar
Explicar
Interagir

Realizar
Explorar
Permitir

Percorrer
Enumerar
Participar

Saltar
Indicar
Saudar


Selecionar



Ordenar



Revisar



Identificar



Compor





CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS

GERAIS - COGNITIVOS:
Administrar
Aprimorar
Delegar
Fazer
Recitar
Afirmar
Avaliar
Demonstrar
Formular
Resolver
Analisar
Calcular
Distinguir
Identificar
Saber
Aprender
Compreender
Entender
Integrar
Transferir
Aplicar
Constar
Enumerar
Interpretar

Apreciar
Construir
Escrever
Propor


GERAIS - AFETIVOS
Aceitar
Cooperar
Gostar
Oferecer
Acompanhar
Demonstrar
Manter
Participar
Apreciar
Elaborar
Mostrar
Reconhecer
Completar
Escutar
Obedecer
Ter

GERAIS - PSICOMOTORES
Coser
Desenhar
Executar
Operar
Criar
Escrever
Montar
Reparar
Demonstrar




VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS:

DOMÍNIO COGNITIVO:
Analisar
Avaliar
Construir
Identificar
Resolver
Aprender
Compreender
Entender
Interpretar
Sintetizar
Aplicar
Conhecer
Formular
Propor
Transferir

DOMINIO AFETIVO:
Aceitar
Apreciar
Demonstrar
Gostar
Valorizar



Conscientizar


DOMINIO SOCIAL:
Aceitar
Cooperar
Demonstrar
Gostar
Participar

DOMINIO PSICOMOTOR:
Adquirir
Aperfeiçoar
Desenvolver
Demonstrar

OUTROS VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS

Acreditar
Colaborar
Crer
Entender
Adquirir
Compreender
Desenvolver
Julgar
Aperfeiçoar
Conhecer
Disputar
Saber
Aprender melhor
Cooperar




CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS


01. ESPECÍFICOS – COGNITIVOS:

Aplicar
Converter
Esboçar
Justificar
Relacionar
Autorizar
Criar
Escrever
Listar
Relatar
Avaliar
Criticar
Especificar
Manipular
Reproduzir
Calcular
Defender
Exemplificar
Modificar
Resolver
Categorizar
Definir
Explicar
Mostrar
Resumir
Citar
Demonstrar
Expressar-Se
Obter
Reorganizar
Classificar
Descrever
Generalizar
Operar
Rever
Combinar
Diferenciar
Identificar
Organizar
Selecionar
Compilar
Discriminar
Ilustrar
Preparar
Separar
Comparar
Distinguir
Indicar
Prover
Se Capaz
Compor
Dizer
Inferir
Produzir
Subdividir
Concluir
Enumerar
Interferir
Reconstruir
Sublimar
Confirmar
Enunciar
Interpretar
Redigir
Sumarizar
Contrastar
Escolher
Inventar
Reescrever
Utilizar

02. ESPECIFICOS – AFETIVOS

Aderir
Dar
Felicitar
Mostrar
Repartir
Ajudar
Defender
Formar
Nomear
Replicar
Alistar
Descrever
Generalizar
Ordenar
Resolver
Alterar
Diferenciar
Identificar
Organizar
Responder
Apresentar
Discriminar
Iniciar
Perguntar
Rever
Arranjar
Discutir
Influenciar
Praticar
Salientar
Assistir
Dizer
Integrar
Preparar
Seguir
Atuar
Enumerar
Justificar
Propor
Selecionar
Combinar
Escolher
Ler
Qualificar
Sintetizar
Comparar
Escrever
Localizar
Realizar
Trabalhar
Completar
Executar
Manter
Recitar
Usar
Conformar-Se
Estudar
Militar
Relacionar
Verificar
Convidar
Explicar
Modificar
Relatar



03. ESPECIFICOS - PSICOMOTORES

Afiar
Criar
Fixar
Martelar
Redigir
Aquecer
Desligar
Furar
Misturar
Seguir
Calibrar
Edificar
Juntar
Ouvir
Segurar
Colocar
Emendar
Ligar
Pesar
Serrar
Compor
Enroscar
Limpar
Prender
Usar
Consertar
Expressar-se
Manipular
Pintar
Utilizar
Construir




VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECIFICOS
COMPORTAMENTAIS E IMEDIATOS

1.Domínio Cognitivo:
Aplicar
Confirmar
Enumerar
Inferir
Reescrever
Avaliar
Contrastar
Enunciar
Interpretar
Relacionar
Calcular
Converter
Escrever
Inventar
Relatar
Categorizar
Criar
Especificar
Justificar
Reproduzir
Citar
Criticar
Exemplificar
Listar
Resolver
Classificar
Defender
Explicar
Modificar
Resumir
Combinar
Definir
Expressar
Organizar
Reorganizar
Compilar
Descrever
Generalizar
Preparar
Selecionar
Comparar
Diferenciar
Identificador
Produzir
Separar
Compor
Discriminar
Ilustrar
Reconstruir
Subdividir
concluir
distinguir
Indicar
Redigir
Utilizar

2. Domínio Afetivo:
Assumir
Alterar
Escolher
Manter
Organizar
Atuar
Conformar-se
Formar
Modificar
Responder
apresentar
Defender
Reconhecer
mostrar
Seguir

demonstrar
Prestar atenção

Trabalhar

3. Domínio Social:
Aderir
Convidar
Formar
Mostrar
Seguir
Ajudar
Dar
Influenciar
Relacionar-se

Aplaudir
Escolher
Integrar
Repartir
Trabalhar
Assumir
felicitar
manter
responder

atuar





4.Domínio Psicomotor:
Colocar
Executar
Juntar
Prender
Realizar
Demonstrar
Fixar
Ligar
Segurar
Usar
efetuar
iniciar
manipular
trabalhar
utilizar


VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Acentuar
Converter
Esquematizar
Medir
Relatar
Adicionar
Cooperar
Estabelecer
Modelar
Repartir
Analisar
Cooperar
Executar
Montar
Reproduzir
Anotar
Correr
Experiência
Multiplicar
Resolver
Argumentar
Costurar
Expressar
Narrar
Responder
Armar
Criticar
Extrair
Nomear
Resumir
Atribuir
Declamar
Falar
Operar
Reunir
Calcular
Deduzir
Flexionar
Participar
Riscar
Cantar
Definir
Formular
Pegar
Saltar
Caracterizar
Demonstrar
Generalizar
Pintar
Saltitar
Circular
Descrever
Grafar
Planejar
Separar
Citar
Desenhar
Grifar
Pontuar
Simplificar
Classificar
Destacar
Hipótese
Preparar
Sintetizar
Colaborar
Destacar
Identificar
Pronunciar
Solucionar
Colar
Determinar
Ilustrar
Propor
Sublinhar
Coletar
Discutir
Indicar
Reagrupar
Tabular
Colorir
Dividir
Inventar
Realizar
Tocar
Comentar
Dramatizar
Juntar
Rebater
Traçar
Comparação
Elaborar
Justificar
Recordar
Traduzir
Comparar
Encenar
Lançar
Recordar
Transformar
Competir
Enumerar
Ler
Redigir
Usar
Completar
Esboçar
Listar
Reduzir
Verbalizar
Construir
Escrever
Localizar
Relacionar
Verificar
Contribuir
Especificar
Manipular



OUTROS VERBOS DE AÇÃO:
            Abrir
Descrever
Ir
Puxar
Acabar
Desenhar
Jogar
Questionar
Achar
Dirigir
Juntar
Reagrupar
Adicionar
Discriminar
Justificar
Recitar
Ajudar
Dividir
Ler
Reconhecer
Anotar
Dizer
Liderar
Recordar
Apoiar
Dizer
Listar
Repetir
Apontar
Empregar
Marcar
Resolver
Apontar
Empurrar
Marchar
Reunir
Arguir
Envolver
Medir
Saltar
Arrolar
Escolher
Medir
Seguir
Aumentar
Escrever
Modificar
Selecionar
Bater
Escutar
Mudar
Soletrar
Calcular
Especificar
Multiplicar
Somar
Chutar
Esquematizar
Nivelar
Suar
Colar
Estabelecer
Nomear
Sublinhar
Colocar
Etc
Observar
Submeter
Combinar
Evidenciar
Obter
Subtrair
Compartilhar
Examinar
Ordenar
Suportar
Completar
Examinar
Parar
Tirar
Compor
Expor
Pesar
Tocar
Computar
Fazer
Pintar
Tomar
Construir
Fixar
Planejar
Traduzir
Construir
Ganhar
Por
Transformar
Contar
Guardar
Preencher
Trazer
Criar
Ilustrar
Preparar

Dar
Indicar
Prestar

Definir
Indicar
Produzir

Demonstrar
Investigar
Provar


VERBOS QUE NÃO DEVEM: ser usados na formulação de objetivos, por não serem verbos de ação, por conseguinte, impróprios:

Apreciar
Eficientemente
Perceber
Compreender
Entender
Saber
Conhecer
Familiarizar
Ter Inclinações
Conscientizar
Interessar
Tornar Familiar
Desenvolver Compreensão
Levar
Trabalhar

Verbos inadequados para objetivos imediatos, por serem muito abrangentes ou vagos:

Adquirir
Apreciar
Desenvolver
Saber
Aprender
Conhecer
Entender
Sociabilizar
Aperfeiçoar
Compreender
Melhor
Valorizar   

Material elaborado através dos textos dos professores da UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral Picelli -  curso de Educação Física.