domingo, 24 de junho de 2012

Mais Etapas do Projeto: Cai, cai balão, cai, cai balão aqui na nossa Festa Junina


 Sexto Momento:

     Pescaria – Brincadeira típica das Festas Juninas
Conversamos como é a brincadeira, quem já brincou...;
Sugerimos e estimulamos a confecção dos peixinhos para podermos brincar;
Desenvolvemos a coordenação motora fina através da pintura e com o movimento de apreensão e pinça;
Fizemos bolinhas pequenas com papel crepom;
Escolhemos papéis picados em pedacinhos pequenos;
Pintamos os peixinhos (prê recortados pela Prô ) com giz de cera e lápis de cor;
Colamos os pedacinhos de papéis picados e/ou bolinhas de papel crepom de suas preferências nos peixinhos para enfeitá-los;


















Sétimo Momento:

Circuito de brincadeiras típicas das Festa Juninas:

Sentamos na rodinha e apresentamos as brincadeiras;
     Conversamos, ensinamos e compartilhamos as regras de cada brincadeira;
Valorizamos a brincadeira produzida pelo grupo "a pescaria";
Trabalhamos noção de espaço e equilíbrio durante as brincadeiras;
Estimulamos o respeito e cuidado com o amigo durante as brincadeiras;
Proporcionamos momentos de diversão e ludicidade;

*       Pescaria (produzida pelo grupo)

*      Dança da laranja.

*      Corrida do ovo.

*      Dança da cadeira;


Oitavo Momento:

Produção de cartazes convidando os amigos do grupo do Infantil I B à participarem da Festa Junina interna do CEI.

Desenvolvemos o senso estético com a pintura;
Demonstramos como a boa vontade e dedicação individual colabora com o trabalho coletivo;
Colorimos com giz de cera e lápis de cor;
Realizamos leitura informativa dos dados do convite;
Expomos os convites pela sala;













Nono Momento:

     Roda  de conversa

Conversamos sobre  o trabalho o homem do campo, “o caipira” (onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura, como nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural...);
Colorimos com giz de cera desenhos relacionados ao caipira e suas tradições que inspiram as Festas Juninas;
Montamos um painel com os desenhos e pinturas;

Décimo Momento:

Festa Junina interna do CEI

Inspirados  pelo projeto e convite para a participação na festa nos produzimos, usamos vestimentas e adereços típicos das Festas Juninas;
Realizamos uma linda apresentação dançando e cantando a música "Capelinha de Melão";
Curtimos,  divertimo-nos  e confraternizamos com os amigos do CEI;
Conhecemos  e degustamos deliciosos alimentos típicos das Festa Juninas;

(Jaqueline Medeiros)




domingo, 17 de junho de 2012

Primeiras etapas do Projeto: Cai, cai Balão, cai, cai balão aqui na nossa Festa Junina!


  Primeiro Momento:

     Introdução o Projeto: Cai, cai Balão, cai, cai Balão aqui na nossa Festa Junina!! A partir do canto e gesto da música:

CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão.Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
CAI NÃO, CAI NÃO
CAI NA RUA DO SABÃO.

Sugerimos uma roda de conversa;
Realizamos leitura compartilhada informativa sobre as Festas Juninas: 
Conversamos sobre o que os Pequenos sabem sobre as festas, o que querem saber, e sobre o que o projeto irá abordar e as etapas que iremos realizar;
Ouvimos, cantamos e dançamos músicas típicas das Festas Juninas;

Segundo Momento:

Confecção do Espantalho para a decoração da sala em preparação para a Festa Junina interna do CEI.

Motivamos o grupo para a confecção do espantalho personagem típico do campo e presente na decoração das Festas Juninas;
Desenvolvemos a coordenação motora fina rasgando e amassando jornal;
Estimulamos o trabalho coletivo pautado no respeito, colaboração e organização;
Trabalhamos noção de espaço e proporção ao colocar os jornais rasgados e amassados dentro das meias-calças;
Caracterizamos nosso espantalho com vestimentas típicas, chapéu e adereços;
Expomos nossa produção como enfeite na nossa sala;













 Terceiro Momento:


Produção de bandeirinhas:


Lembramos que as bandeirinhas são usadas para enfeitar as Festas Juninas;
Estimulamos a cooperatividade, dedicação e valorização pelo trabalho realizado;
Instigar a colaboração do grupo, demonstrando como é importante a participação de cada um, na colocação e arrumação das bandeirinhas;



Quarto Momento:

 Canto e gestos de músicas típicas das Festas Juninas:

 Aprendemos novas canções e ampliamos nosso repertório;
 Desenvolvemos a expressão e oral e corporal;
 Estimulamos a percepção do ritmo e compasso;



CAPELINHA DE MELÃO


Capelinha de melão é de São João.

É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,não me ouve não.

Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.

A ventania veio e levou.

Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor. 

SONHO DE PAPEL

O balão vai subindo, vem caindo a garoa.

O céu é tão lindo e a noite é tão boa.

São João, São João!

Acende a fogueira no meu coração.

PULA A FOGUEIRA

Pula a fogueira Iaiá,

pula a fogueira Ioiô.

Cuidado para não se queimar.

Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

Nesta noite de festança todos caem na dança alegrando o coração.

Foguetes, cantos e troca na cidade e na roçaem louvor a São João.

Nesta noite de folguedo todos brincam sem medoa soltar seu pistolão.

Morena flor do sertão, quero saber se tu ésdona do meu coração.

CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão.Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
CAI NÃO, CAI NÃO
CAI NA RUA DO SABÃO.


Quinto Momento:

Confecção de mini fogueiras:

     Realizamos a técnica de pintura monotipia;
     Percebemos diferentes texturas e sensações;








     Montamos a base da fogueira com cola e palitos de picolés;
   Aproveitamos para fazer o fogo os papéis utilizados na realização da técnica de pintura monotipia;
    Montamos um mural com as fogueirinhas produzidas;






(Jaqueline Medeiros)