segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Outras etapas do projeto: MEU CORPO: SEUS SENTIDOS, SENTIMENTOS, CUIDADOS E SAÚDE!!


    Vigésimo Terceiro Momento:

       Roda de conversa:

  Apresentamos a música:

Os Sentidos


Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar
Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar
Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar
Conversamos sobre os órgãos responsáveis pelos sentidos;
Associamos os órgãos aos sentidos;
Iniciamos a conscientização de cuidados e manutenção dos órgãos dos sentidos para a saúde;
Sugerimos como tarefinha de casa pesquisa e recorte de olhos, nariz, orelhas, mãos e boca para associarmos aos sentidos;



Vigésimo Quarto Momento:

Brincadeira: Cabra-cega (adivinhar quem é?):

Associamos o sentido ao órgão;
Descobrimos qual era o amigo  através do toque;
Sensibilizamos os Pequenos para as dificuldades enfrentadas por pessoas portadoras de necessidades especiais;
Atribuímos significado às sensações, sentimentos e imaginação;
Percebemos que na falta de alguns sentidos as pessoas poderão se adaptar e viver sem eles;
Percebemos ao retirar a fenda a riqueza de formas, cores, tamanhos... presentes no ambiente;

Vigésimo Quinto Momento:

Sons na rodinha: (Trouxemos numa caixa diversos instrumentos e objetos que produzem sons diferentes) - Trabalhando a audição:

Realizamos experiências que aguçaram os sentidos e que proporcionaram a discriminação de  sons;
Estimulamos a interação e integração em sala de aula;
Despertamos na criança a atenção e concentração;
Divertimo-nos produzindo e ouvindo os sons;

Vigésimo Sexto Momento:

Potes dos cheiros – Trabalhando o olfato:

Associamos o sentido ao órgão;
Estimulamos o sentindo do olfato com diferentes odores;
Discriminamos os odores trazidos pela prô;
Desenvolvemos a oralidade expressando o que os Pequenos pensam e sabem;

Vigésimo Sétimo Momento:

Caixa das sensações: (Trouxemos uma caixa fechada repleta de variados objetos dentro)

Associamos o sentido ao órgão;
Possibilitamos ao grupo sensações variadas através do tato;
Percebemos diferenças no toque ( suave, liso, áspero, macio,...);
Respeitamos receios e medos estimulando e encorajando os Pequenos durante a experiência;

Vigésimo Oitavo Momento:

Descobrindo novos sabores:

Associamos  sentido ao órgão
Manipulamos, exploramos e provamos diversos alimentos observando texturas, formas, cores, cheiros, gostos, tamanhos;
Percebemos o sabor através do paladar;
Identificamos os alimentos pelo gosto e observação;
Lembrar da importância da higiene e alimentação saudável para nosso corpo;

Vigésimo Nono Momento:

Contação de história: A Batata Fujona

Estimulamos o gosto e hábito da leitura;
Iniciamos as visitas do livro A Batata Fujona e o mascote DONA  BATATA nas casas dos Pequenos;
Incentivamos  o respeito, cuidado  e a cooperação para com o mascote “Dona Batata” que é de todos e estimularemos a alimentação saudável.





(Esta é a capa do Diário que vai acompanhar as visitas da Dona Batata nas casas dos Pequenos, onde os Pequenos juntamente com seus pais poderão registrar como foi os momentos vividos na companhia da Dona Batata.)


(Jaqueline Medeiros)






domingo, 12 de agosto de 2012

Literatura Infantil: Despertando o gosto pela Leitura


Atividades referentes ao Dia dos Pais!


§         Primeiro Momento:

      Roda de conversa: 

     Identificamos os  pais dos Pequenos através de fotos;
     Estimulamos os pequenos a falarem o que pensam sobre os pais;
     Reconhecemos qualidades do pai;
     Registramos os relatos dos pequenos;
     Montamos um mural;





    
    Segundo Momento:


     Sonhos de Presentes para o Papai:

Pesquisamos, recortamos e colamos presentes que gostariam de presentear ao Papai;
Valorizamos a figura paterna;
Estimulamos relações de afeto, respeito e carinho para com o pai;



Terceiro Momento:

Cartão para o papai!

         Desenvolvemos a criatividade e senso estético;
         Demonstramos  sentimentos e boa vontade na confecção do cartão;
         Montamos o cartão juntando peças pré-recortadas pela prô;
         Desenvolvemos o raciocínio lógico;




§         Quarto Momento:

     Presente para o Papai:

Desenvolvemos a coordenação motora fina;
Escolhemos dentre as estrelas coloridas  quais utilizar na decoração da gravata para o papai;
Estimulamos a cooperatividade no trabalho;




(Jaqueline Medeiros)




Mais etapas do projeto: MEU CORPO: SEUS SENTIDOS, SENTIMENTOS, CUIDADOS E SAÚDE!!


  Décimo Quinto Momento:

     Atividade meu tamanho no barbante!

Medimos com barbantes os Pequenos;
Observamos os diferentes tamanhos dos amigos do grupo (maior, menor, iguais);
Montamos um mural associando o aluno ao seu tamanho (barbante);
Identificamos o maior e menor do grupo;


§        Décimo Sexto Momento: 

     Canto e gestos:

Se és feliz quero te ver bater as mãos (bis)
Se és feliz para eu poder acreditar, se és feliz quero te ver bater as mãos.

Se és feliz quero te ver bater os pés (bis)
Se és feliz para eu poder acreditar, se és feliz quero te ver bater os pés.

Se és feliz quero te ver dar gargalhadas (bis)
Se és feliz para eu poder acreditar, se és feliz quero te ver dar gargalhadas.

Se és feliz quero te ver piscar os olhos (bis)
Se és feliz para eu poder acreditar, se és feliz quero te ver piscar os olhos.

Se és feliz quero te ver mexer a cabeça (bis)
Se és feliz para eu poder acreditar, se és feliz quero te ver mexer a cabeça.


Desenvolvemos a expressão oral e corporal;
Lembramos dos estudos já realizados do corpo;
Identificamos e nomeamos partes do corpo;
Associamos a parte do corpo a sua função;

§       Décimo sétimo Momento: 

     Desafio: Responda se souber!!

Estimulamos a atenção e concentração;
Associamos as vestimentas, calçados e acessórios as partes do corpo em que são usados;

Chapéu se usa na................                         Camiseta se veste no ............
Sapato calça nos ...............                         Bermuda se veste no ...........
Luva se usa nas............                                Óculos se usa na.........................

§       Décimo Oitavo Momento:

     Competição acerte e calce o seu sapato!

Identificamos os pertences;
Estimulamos e desenvolvemos autonomia;
Aprendemos a respeitar o amigo e seu espaço durante a brincadeira;



 Décimo Nono Momento:

Contação de Poema:



     Conversamos sobre a importância de cuidados e higiene com o corpo;
     Listamos que tipos de cuidados e higiene são necessários;
   Exploramos revistas e panfletos promocionais pesquisando objetos utilizados na higiene;
     Recortamos as imagens encontradas;
     Montamos um painel com todos as descobertas na pesquisa;


§            
       Vigésimo Momento:
     
       Tarefinha de casa: 

       Solicitamos que procurassem em casa e troxessem ao CEI  rótulos e/ou embalagens de produtos de higiene pessoal (ex: caixa ou papel de sabonete, caixa de pasta ou escova dental, potes de shampoos, cremes... )
   Envolvemos a família no processo de aprendizagem;
   Demos continuidade em casa a atividade realizada em sala;

  Vigésimo Primeiro Momento:

Contação de história: Camila não tomava banho!!



Estimulamos o hábito e o gosto pela leitura;
Envolvemo-nos  e aprendemos com a leitura;
Associamos o texto ouvido ao tema trabalhado com o grupo “higiene”

     Vigésimo Segundo Momento:
     
     Simulação de banho (primeiro com os Pequenos depois com bonecos e bonecas):

Lembramos  a importância da higiene para o bem estar de todos e a saúde;
Demonstramos como o banho pode ser prazeroso;
Estimulamos o auto-cuidado;
Desenvolvemos consciência corporal;

(Jaqueline Medeiros)