segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Queridos amigos e colegas educadores que acompanham  meus trabalhos, pensamentos, gostos e realizações através do meu blog Baú Encantado,  quero compartilhar a felicidade que vivo neste momento. Estou grávida de quatro semanas!
Sinto-me iluminada e abençoada por poder gerar meu segundo filho.    Peço-lhes desculpas por alguns atrasos nas postagens , mas sei que compreenderão dado o motivo tão especial.  
Beijos no coração de todos!  


Jaqueline Medeiros (Jackke)

Últimas etapas do projeto: MEU CORPO: SEUS SENTIDOS, SENTIMENTOS, CUIDADOS E SAÚDE!!


§        Trigésimo Nono Momento:

     Contação de história: Branca de Neve

         Livro BRANCA DE NEVE ISBN:9788574881256

Conversamos na rodinha  sobre a história ;
Identificamos a fruta que aparece na história;
Discutimos e refletimos sobre a importância das frutas para nossa saúde e bem estar;
Desenhos frutas que conhecemos ou gostamos





 Quadragésimo Momento:

Adivinhas:

Estimulamos o hábito de ouvir e a atenção;
Desafiamos o grupo a responder corretamente as questões;
Desenvolvemos a expressão oral;

Quadragésimo Primeiro Momento:

  Gráfico das frutas preferidas:

Conversamos sobre as frutas, seus sabores, formatos, cores;
Identificamos a fruta preferida de cada pequeno;
Construímos gráfico das frutas;
Lemos as informações contidas no gráfico, percebendo qual fruta mais aparece no gráfico e qual menos aparece;





Quadragésimo Segundo Momento:

 Máscaras:

Baseados no gráfico das frutas preferidas confeccionamos máscaras de frutas;
Pintamos com tinta guache sua fruta identificando a cor usada na pintura;
Desenvolvemos o senso estético e a coordenação motora através do uso do pincel na pintura;




 Quadragésimo Terceiro Momento:

Alinhavo:

Exercitamos o movimento de pinça;
Estimulamos a atenção, concentração e dedicação no trabalho;
Desenvolvemos a coordenação motora com o alinhavo;
Brincamos e dramatizamos utilizando as máscaras das frutas;
Identificamos e nomeamos as frutas das máscaras, assim como, suas cores.






Quadragésimo Quarto Momento:

Trabalho com argila:

Estimular a percepção e sensibilidade quanto à textura, forma, cor...;
Modelar com argila frutinhas;
Dedicar-se e Valorizar seu trabalho;





Quadragésimo Quinto Momento:

Piquenique Saudável:

Oportunizamos um momento de lazer com um lanche delicioso com variedades de frutas;
Provamos e degustamos várias frutas;
Identificamos e nomeamos as frutas do piquenique;
Estimulamos hábitos saudáveis de alimentação e cuidados com o corpo;





        Quadragésimo Sexto Momento:

     Pintura das frutas de argila:

Respeitamos e valorizamos o trabalho realizado de cada um;
Incentivamos a organização e dedicação ao realizar a atividade;
Desenvolvemos a coordenação através da pintura e manuseio da peça;





Quadragésimo Sétimo Momento:

Jogo das frutas:

Explicamos na rodinha de conversa do que se trata o jogo;
Sugerimos sua confecção e envolver todos na sua produção;
Estimulamos a percepção quanto à textura, forma, cor...
Identificamos as cores utilizadas na pintura do jogo;
Proporcionamos trabalho coletivo onde puderam exercitar a paciência, tolerância, cuidado para com o amigo;
Divertimo-nos muito jogando o dado, identificando e nomeando as cores, associando as cores do tabuleiro e as frutas e aos objetos da sala;








Quadragésimo Oitavo Momento:

Brincadeiras: Batata quente, Lá vem o carro do picolé, Batata Feijão, Biscoito e Macarrão quem se mexer vai virar sabão!!

Aprendemos e  combinamos as brincadeiras e regras com atenção;
Brincamos de acordo com os combinados e regras;
Divertimo-nos com as brincadeiras aprendidas;


Quadragésimo Nono Momento:

 Confecção do Quebra-cabeça dos alimentos;

Pintamos as caixas de leite com tinta guache;
Identificamos e nomeamos as cores utilizadas;
Desenvolvemos a coordenação motora com a pintura e pincel;
Exercitamos o raciocínio lógico e a atenção;
Identificamos  o alimento montado;

















 Quinquagésimo Momento:

Contação de história:  Sanduíche da Maricota



Estimulamos o gosto e prazer de ouvir histórias;
Produzimos a   Máscara da Maricota
Desenvolvemos o senso estético e a coordenação com pintura;
Dramatizamos e brincamos usando a máscara;

Quinquagésimo Primeiro Momento:

Montamos o sanduíche da Maricota;
Identificamos e nomeamos os ingredientes;
Provamos e degustamos o sanduíche;
Estimulamos hábitos saudáveis de alimentação;
Registramos a receita e o modo de preparo do sanduíche num painel;

Quinquagésimo Segundo Momento:

Plantio de cenouras na horta:










Investigamos e descobrimos de onde vem alguns alimentos;
Oportunizamos a vivência do plantio de um alimento aos Pequenos;
Observaremos a transformação diária da nossa horta;
Iremos registrar todas as mudanças na horta com fotos e em calendário para podermos compreender e acompanhar melhor o crescimento das cenouras na horta.

Obs:  O envio das receitas preferidas dos Pequenos juntamente com os pratos  para que o grupo possa provar estão acontecendo no decorrer dos nossos dias. No final de todas as receitas e pratos enviados iremos montar um livro de receitas do Pequenos do infantil I.




(Jaqueline Medeiros)











quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Muitas outras etapas do projeto: MEU CORPO: SEUS SENTIDOS, SENTIMENTOS, CUIDADOS E SAÚDE!!


Trigésimo Momento:


Canto e gestos:

Aprendemos uma nova canção;
Desenvolvemos a expressão oral e corporal;
Divertimo-nos cantando;

Comer, Comer
Quero acordar bem cedinho,fazer um
lanchinho,laranja,café,leite e pão.
Quero também
chocolate,iogurte,abacate,biscoito,presunto e melão.
Quero comer toda hora,uma torta de amora,bolinha de
anis ou caju.
Eu gosto mais de torrada,uma baita fritada de carne de
cobra e tatu.Eu gosto mais de torrada uma baita fritada
de carne de cobra e tatu.
Até de tatu?
De cobra faz mal?
Mas que comilão!
Não,não,não!
Comer,comer,comer,comer,é o melhor para poder
crescer!
Comer,comer,comer,comer,é o melhor para poder
crescer!
Quero comer no almoço,um bife bem
grosso,polenta,batata e arroz.
Prefiro carne assada,banana amassada com
leite,sucrilhos depois!
Quero ensopado de frango,suspiro,morango,pudim e
manjar.
Eu vou ficar numa boa,comendo a leitoa com broa depois
do jantar!
Eu vou ficar numa boa,comendo a leitoa com broa depois
do jantar!
Depois do jantar?
Será que vai dar?
Não vai agüentar!
Não,não,não!
Comer,comer,comer,comer,é o melhor para poder
crescer!
Comer,comer,comer,comer,é o melhor para poder
crescer!
Se eu não como,me da nó nas tripas,me ataca a
gripe,não posso dormir!
Tira meu sono e fico tão fraco que até um mosquito me
vai destruir!
Se eu não como não posso brincar,não consigo falar e
começo a tremer!
Eu como de uma só vez a comida de um mês até minha
barriga crescer!
Eu como de uma só vez a comida de um mês até minha
barriga crescer!
Comida de um mês?
Comendo outra vez?
De uma só vez!
Comer,comer,comer,comer,é o melhor para poder crescer!
Comer,comer,comer,comer,é o melhor para poder crescer!

§        Trigésimo Primeiro Momento:

     Montando meu prato:

Exploramos, pesquisamos e recortamos figuras de revistas alimentos que gostam;
Colamos e montamos um prato de alimentos;
Nomeamos o alimentos escolhidos;





  Trigésimo Segundo Momento: 

      Atenção!! Descubra quem pertence ao grupo dos alimentos!!

Desenvolvemos a atenção, concentração e o raciocínio lógico;
Identificamos e nomeamos alimentos;
Estimulamos o senso estético com a pintura;

Trigésimo Terceiro e Quarto  Momento:

Contação de história: A Galinha do Vizinho
          
Conversamos sobre a história na rodinha;
Trabalhamos sequência com a contagem dos ovos;
Lembramos que tanto a galinha quanto os ovos são fonte de alimento;
Sugerimos a  confecção  dos ovinhos e  da Galinha do Vizinho e a Galinha;
Realizamos pintura monotipia;
Trabalhamos a percepção de textura e cor;
Produzimos os ovinhos e  a galinha do Vizinho;
Colamos  casquinhas nos ovinhos da GALINHA DO VIZINHO:
Exercitamos o movimento de pinça e desenvolvemos a coordenação motora com amassadura e colagem;
Percebemos a sequência crescente na quantidade dos ovinhos;
Estimulamos  a contagem dos ovinhos;       











§        
     Trigésimo Quinto Momento:

     Brincadeira: Ovo Choco

Aprendemos a brincadeira e a respeitar as regras para seu bom funcionamento;
Divertimo-nos com a brincadeira;

Trigésimo Sexto Momento:

Canto e gestos: Meu Pintinho Amarelinho!

Desenvolvemos a expressão oral e corporal;
Estimulamos a concentração e memória;

Meu Pintinho amarelinho!!

Meu Pintinho amarelinho,
Cabe aqui na minha mão, na minha mão,
Quando quer comer pintinhos, com seus pesinhos ele cisca o chão,
Ele bate as asas, ele faz piu-piu, mas tem muito medo é do Gavião!!
Ele...

Meu Galo

Meu Galo quebrou uma perna, meu galo não pode andar....

Trigésimo Sétimo Momento:

Rodinha de conversa:

Lembramos que os ovos são alimento!!
Listamos alimentos que costumam comer;
Chamamos atenção para o cuidado e higiene na realização do alimento, assim como, na hora de degustá-lo;
Descobrimos que os ovos são usados no preparo de vários alimentos;

  Trigésimo Oitavo Momento:
    
    Preparo de um bolo na sala:

Lembramos dos cuidados com a higiene no preparo do alimento;
Percebemos que para fazer um bolo é necessário alguns ingredientes;
Listamos com o grupo os ingredientes usados no bolo;
Relatamos o modo de preparo;
Saboreamos o bolo no lanche da tarde após assá-lo;