Brincar é tão
importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna
ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a
faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser
solidária.
A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características
próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer
todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.
Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse
grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa,
nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…
Sua sociabilidade se desenvolve; ela faz amigos, aprende a compartilhar
e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a
envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar
recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido
para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande
parte, dessa atividade lúdica.
(Dra. Sandra
Kraft do Nascimento)
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