Projeto:
“Alimentação”
Justificativa:
Reconhecendo
a alimentação como fonte de vida para o ser humano e de extrema importância
abordar o tema já na Educação Infantil.
Objetivo
geral:
Reconhecer o alimento como fonte de
vida, saúde e bem estar.
Objetivos
específicos:
·
Ampliar
o vocabulário;
·
Perceber
o que sabem/ o que querem saber/o que aprendem sobre o tema alimentação;
·
Promover
o consumo de frutas, legumes e verduras, enfim alimentos diversos e saudáveis;
· Realizar atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
· Promover
conversas em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras
e alimentos lácteos para a saúde, alimentos prejudiciais a saúde quando
ingerido em excesso, ...;
·
Informar
o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
·
Conhecer,
nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
·
Entrar
em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas...);
·
Observar
as cores e perceber os sabores, os cheiros e textura dos alimentos;
· Conscientizar-se,
através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem
desperdícios;
·
Descobrir
a importância dos nutrientes para o nosso organismo;
·
Conhecer
a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos;
Promover interação da família e escola com o envio de receita e prato predileto da criança para o grupo provar e saborear.
Metodologia:
·
Fazer
listas alimentos e identificar os saudáveis;
·
Contação
de histórias;
·
Trabalhar
com poemas sobre o tema;
·
Músicas;
·
Identificar
quantidades (muitos/poucos, 1/2, iguais/diferentes, grandes/pequenos...)
·
Construção
de gráficos (alimentos prediletos, frutas, guloseimas...)
·
Pesquisas
de informações, imagens...
·
Agrupamentos;
·
Classificação
de frutas, guloseimas...
·
Experiências;
·
Observação
da transformação dos alimentos em outros - suco de frutas,;
·
Produção
dos alimentos (salada frutas, brigadeiro...);
·
Realização da higiene necessária do corpo e dos alimentos;
· Desenhos
com interferência e sem interferência sobre o tema;
·
Atividades
com papel, sucata, jornal, tinta, lápis de cor, giz...;
·
Disponibilizar
frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente;
·
Tarefinhas
de casa envolvendo criança e família;
·
Massa
de modelar;
·
Confecção
de painéis;
·
Produção
de salada de frutas e legumes, sucos e receitas;
·
Confecção
de cartazes e livrinhos;
·
Fantoches,
máscaras;
·
Teatro;
·
Vídeos;
·
Montagem da pirâmide alimentar.;
· Envio de pratos e receitas;
Montagem de um livro de receita com todas as receitas prediletas das crianças;
Cronograma: Seis semanas semanas aproximadamente.
Recursos
didáticos (materiais): folhas
A4, cartolinas, giz de cera, fotocópias,
barbante, cola, fita adesiva, aparelho de CD e DVD, guache, massinha, figuras,
rótulos, sucatas, frutas, cozinha, cartazes ...
Avaliação:
Será
através de observações, conversas, relatos, atividades realizadas e registros
no decorrer do projeto.
Projeto: “ Higiene”
Justificativa:
A
criança de 2 a 3 anos já consegue realizar alguns cuidados para com seu próprio corpo e o ambiente em
que vive. Assim justifica-se a existência deste projeto que busca através de
interações promover orientações e aprendizagens, o auto-conhecimento de higiene
e garantir bem estar e saúde aos pequenos.
Objetivo
geral:
Iniciar uma conscientização e prática
de cuidados de higiene com o próprio corpo e o ambiente em que vive.
Objetivos
específicos:
·
Promover
a auto-estima;
· Relembrar cada parte do corpo, suas funções percebendo
a importância da higiene na manutenção das mesmas;
·
Aprender
cuidados com o corpo e reconhecer sua importância;
·
Realizar
higiene bucal através da escovação diária;
·
Identificar
objetos e produtos de higiene;
· Reconhecer
o piolho como inseto e conscientizar sobre os aspectos prejudiciais da presença
dele na cabeça das crianças;
·
Desenvolver
hábitos saudáveis de higiene no dia a dia como: lavar as mãos antes e depois de
usar o banheiro, lavar as mãos após
brincar, lavar as mãos antes de comer, higienizar o nariz sempre que
necessário, ....
·
Desenvolver
o raciocínio lógico;
·
Estimular
a expressão oral e corporal;
·
Instigar
a percepção visual, olfativa, auditiva e tátil;
·
Trabalhar
as diferenças pessoais e respeito às mesmas;
Metodologia:
·
Brincadeiras
dirigidas;
·
Pesquisas
de imagens (objetos, produtos de higiene);
·
Quebra-cabeça;
·
Pintura,
colagem, rasgaduras...
·
Construção
de objetos com sucatas;
· Atividades
pertinentes ao tema de raciocínio, reflexão, sequenciação, coordenação motora,
...
·
Vídeos;
·
Músicas;
·
Jogo
da memória;
·
Atividades
práticas: lavar as mãos, pentear os cabelos, escovar os dentes, lavar frutas...
·
Contação
de histórias;
·
Confecção
de fantoches, dedoches...
·
Teatro;
·
Criação
de cartazes, informativos;
·
Conversas
na rodinha;
·
Tarefinhas
de casa;
·
Construção
de livrinhos;
·
...
Cronograma: Durante o ano letivo de 2011.
Recursos
didáticos (materiais): escova dental, creme dental, toalha, sabonete, papel higiênico, folhas A4, cartolinas, giz de cera, espelho, fotocópias,
figuras, cola, fita adesiva, aparelho de CD e DVD, guache, massinha, figuras,
rótulos, sucatas...
Avaliação:
Será através de observações, conversas, relatos, atividades realizadas e registros
no decorrer do projeto.
PROJETO: ESTÁ CHEGANDO O NATAL!
JUSTIFICATIVA:
Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar as diversas áreas do conhecimento e desenvolver o respeito as diferentes tradições ligadas a data.
OBJETIVOS:
• Conhecer um pouco da história e tradições do Natal.
• Estimular a formação de bons hábitos e o respeito às crenças, símbolos e sentimentos alheios e a religiosidade de cada um.
• Conhecer alguns símbolos do Natal.
• Desenvolver a linguagem oral, corporal.
• Desenvolver o raciocínio e a criatividade.
Realizar atividades manuais e artísticas com diversos materiais envolvendo o tema
Metodologia:
• Contações de histórias + textos informativos;
• Relatos, conversas, pesquisas...;
• Pintura, recorte, colagem, ...;
• Massinha;
• Canto, Músicas e apresentações;
• Filmes;
• Arte plásticas;
• Desafios;
• Máscaras;
• Dramatização;
• Cartões;
• Painel coletivo;
Cronograma: Aproximadamente três semanas.
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Jackke