Justificativa:
As festas Juninas fazem parte da
nossa cultura nacional e regional, desta maneira, sem focar em atributos
religiosos vamos trazê-la a sala de aula, a fim de conhecer um pouco mais,
valorizar e respeitar esta manifestação cultural.
Objetivo
Geral:
Proporcionar ao Grupo do Infantil I o
conhecimento de várias características pertencentes às Festas Juninas;
Objetivos
Específicos:
·
Estimular
o interesse e gosto pela tradição;
·
Conhecer
um pouco da história das Festas Juninas;
·
Preparar-se
para a participação da Festa Junina interna do CEI;
·
Familiarizar-se com personagens das Festas Juninas;
·
Respeitar
e valorizar o caipira, o homem do campo que inspiram muito a festa;
· Conversar sobre
o caipira (onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura,
como nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural);
·
Observar
as vestimentas típicas das festas e diferenciar das usadas em nosso cotidiano;
·
Ouvir.
cantar, dançar e se divertir com as músicas típicas das Festas Juninas;
·
Desenvolver
o ritmo, compasso;
·
Apropriar-se
progressivamente da imagem corporal,
·
Ampliar
suas possibilidades de comunicação e expressão;
·
Aprender
novas brincadeiras e suas regras relacionadas às Festas Juninas e brincar;
·
Desenvolver
habilidades sociais;
·
Conhecer
e provar alguns alimentos típicos das Festas Juninas;
·
Criar
e produzir enfeites para nossa Festa
Junina interna do CEI;
·
Desenvolver
a imaginação e a criatividade;
·
Inspirar
e valorizar as produções dos Pequenos;
Metodologia:
·
Roda
de conversas;
·
Contação
de histórias;
·
Música,
cantos, gestos;
·
Assistir
filminhos infantis pertinentes ao tema;
·
Ensaios
e apresentação do grupo na Festa Junina Interna;
·
Colagem,
recortes, desenhos, pinturas;
·
Produção
de enfeites para a sala como bandeirinhas, painéis, espantalho...
· Brincadeiras
(boca do palhaço, dança da cadeira, carrinho de mão, dança da laranja, corrida do ovo, estoura
balão, acerte a argola, pescaria...);
·
Produção
dos adereços utilizados nas brincadeiras;
·
Degustação
de algumas comidas típicas;
·
Confecção
de convites para nossa festa;
Cronograma:
Duas semanas aproximadamente.
Recursos
didáticos (materiais): revistas, aparelho de som, Televisão, CDs, e DVDs, folhas A3, giz de cera, lápis de cor, vassoura, jornal, laranjas, ovos, balões, argolas, barbante, cola, fita adesiva, guache, meias-calças, chapéus, vestimentas típicas, alimentos típicos.
Avaliação:
No decorrer do projeto a avaliação acontecerá através de observações e
registros diários, assim como de reflexões, intervenções e reestruturações necessárias.
(Jaqueline Medeiros)
oi guria....obrigado pela visita!1
ResponderExcluirE vamos reciclar!!!
bj
cris
Oi Cris!! Agradeço pela retribuição da visita!!
ResponderExcluirSempre será um prazer receber você aqui no blog!!
Beijão!!