domingo, 12 de agosto de 2012

Mais etapas do projeto: MEU CORPO: SEUS SENTIDOS, SENTIMENTOS, CUIDADOS E SAÚDE!!


  Décimo Quinto Momento:

     Atividade meu tamanho no barbante!

Medimos com barbantes os Pequenos;
Observamos os diferentes tamanhos dos amigos do grupo (maior, menor, iguais);
Montamos um mural associando o aluno ao seu tamanho (barbante);
Identificamos o maior e menor do grupo;


§        Décimo Sexto Momento: 

     Canto e gestos:

Se és feliz quero te ver bater as mãos (bis)
Se és feliz para eu poder acreditar, se és feliz quero te ver bater as mãos.

Se és feliz quero te ver bater os pés (bis)
Se és feliz para eu poder acreditar, se és feliz quero te ver bater os pés.

Se és feliz quero te ver dar gargalhadas (bis)
Se és feliz para eu poder acreditar, se és feliz quero te ver dar gargalhadas.

Se és feliz quero te ver piscar os olhos (bis)
Se és feliz para eu poder acreditar, se és feliz quero te ver piscar os olhos.

Se és feliz quero te ver mexer a cabeça (bis)
Se és feliz para eu poder acreditar, se és feliz quero te ver mexer a cabeça.


Desenvolvemos a expressão oral e corporal;
Lembramos dos estudos já realizados do corpo;
Identificamos e nomeamos partes do corpo;
Associamos a parte do corpo a sua função;

§       Décimo sétimo Momento: 

     Desafio: Responda se souber!!

Estimulamos a atenção e concentração;
Associamos as vestimentas, calçados e acessórios as partes do corpo em que são usados;

Chapéu se usa na................                         Camiseta se veste no ............
Sapato calça nos ...............                         Bermuda se veste no ...........
Luva se usa nas............                                Óculos se usa na.........................

§       Décimo Oitavo Momento:

     Competição acerte e calce o seu sapato!

Identificamos os pertences;
Estimulamos e desenvolvemos autonomia;
Aprendemos a respeitar o amigo e seu espaço durante a brincadeira;



 Décimo Nono Momento:

Contação de Poema:



     Conversamos sobre a importância de cuidados e higiene com o corpo;
     Listamos que tipos de cuidados e higiene são necessários;
   Exploramos revistas e panfletos promocionais pesquisando objetos utilizados na higiene;
     Recortamos as imagens encontradas;
     Montamos um painel com todos as descobertas na pesquisa;


§            
       Vigésimo Momento:
     
       Tarefinha de casa: 

       Solicitamos que procurassem em casa e troxessem ao CEI  rótulos e/ou embalagens de produtos de higiene pessoal (ex: caixa ou papel de sabonete, caixa de pasta ou escova dental, potes de shampoos, cremes... )
   Envolvemos a família no processo de aprendizagem;
   Demos continuidade em casa a atividade realizada em sala;

  Vigésimo Primeiro Momento:

Contação de história: Camila não tomava banho!!



Estimulamos o hábito e o gosto pela leitura;
Envolvemo-nos  e aprendemos com a leitura;
Associamos o texto ouvido ao tema trabalhado com o grupo “higiene”

     Vigésimo Segundo Momento:
     
     Simulação de banho (primeiro com os Pequenos depois com bonecos e bonecas):

Lembramos  a importância da higiene para o bem estar de todos e a saúde;
Demonstramos como o banho pode ser prazeroso;
Estimulamos o auto-cuidado;
Desenvolvemos consciência corporal;

(Jaqueline Medeiros)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Sinta-se à vontade para voltar sempre e comentar.
Beijos!!
Jackke