Vigésimo Terceiro Momento:
Roda de
conversa:
Apresentamos a música:
Os Sentidos
Meus olhinhos são pra
ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar
Meus olhinhos são pra
ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar
Meus olhinhos são pra
ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar
Conversamos sobre os órgãos responsáveis pelos sentidos;
Associamos os órgãos aos sentidos;
Iniciamos a conscientização de cuidados e
manutenção dos órgãos dos sentidos para a saúde;
Sugerimos como tarefinha de casa pesquisa e recorte de olhos, nariz, orelhas, mãos e boca para associarmos aos sentidos;
Sugerimos como tarefinha de casa pesquisa e recorte de olhos, nariz, orelhas, mãos e boca para associarmos aos sentidos;
Vigésimo Quarto Momento:
Brincadeira: Cabra-cega (adivinhar quem
é?):
Associamos o
sentido ao órgão;
Descobrimos qual era o amigo através do toque;
Sensibilizamos os Pequenos para as dificuldades
enfrentadas por pessoas portadoras de necessidades especiais;
Atribuímos significado às sensações,
sentimentos e imaginação;
Percebemos que na falta de alguns sentidos as pessoas poderão se adaptar e viver sem eles;
Percebemos ao retirar a fenda a riqueza de formas, cores, tamanhos... presentes no ambiente;
Vigésimo Quinto Momento:
Sons na rodinha: (Trouxemos numa
caixa diversos instrumentos e objetos que produzem sons diferentes) - Trabalhando a audição:
Realizamos experiências que aguçaram os sentidos e que proporcionaram a discriminação de sons;
Estimulamos a interação e integração em sala de aula;
Despertamos na criança a atenção e concentração;
Divertimo-nos produzindo e ouvindo os sons;
Vigésimo Sexto Momento:
Potes
dos cheiros – Trabalhando o olfato:
Associamos o sentido ao órgão;
Estimulamos o sentindo do olfato com
diferentes odores;
Discriminamos os odores trazidos pela prô;
Desenvolvemos a oralidade expressando o que os Pequenos pensam e sabem;
Vigésimo Sétimo Momento:
Caixa das sensações: (Trouxemos uma caixa fechada repleta de variados objetos dentro)
Associamos o sentido ao órgão;
Possibilitamos ao grupo sensações variadas
através do tato;
Percebemos diferenças no toque ( suave, liso, áspero, macio,...);
Respeitamos receios e medos estimulando e
encorajando os Pequenos durante a experiência;
Vigésimo Oitavo Momento:
Descobrindo
novos sabores:
Associamos sentido ao órgão
Manipulamos, exploramos e provamos diversos alimentos observando texturas, formas, cores, cheiros, gostos,
tamanhos;
Percebemos o sabor através do
paladar;
Identificamos os alimentos
pelo gosto e observação;
Lembrar da importância da
higiene e alimentação saudável para nosso corpo;
Vigésimo Nono Momento:
Contação
de história: A Batata Fujona
Estimulamos o gosto e hábito da leitura;
Iniciamos as
visitas do livro A Batata Fujona e o mascote DONA BATATA nas casas dos Pequenos;
Incentivamos o respeito, cuidado e a cooperação para com o mascote “Dona Batata” que
é de todos e estimularemos a alimentação saudável.
(Esta é a capa do Diário que vai acompanhar as visitas da Dona Batata nas casas dos Pequenos, onde os Pequenos juntamente com seus pais poderão registrar como foi os momentos vividos na companhia da Dona Batata.)
(Jaqueline Medeiros)
adorei
ResponderExcluir