Primeiro Momento:
Roda de conversa: (O que sabemos, o que
queremos saber sobre o corpo, sentidos, higiene, alimentação..., nosso próximo projeto).
Instigamos os Pequenos a falarem seus
pensamentos e ideias;
Registramos as falas do grupo;
Segundo momento:
Contação
de histórias:
Despertamos o gosto e hábito da leitura;
Reconhecemos as mãos como parte do corpo;
Conversamos sobre a importância das mãos em nosso corpo e vida;
Listamos o que podemos fazer utilizando as mãos;
Identificamos cuidados de higiene e saúde para com as mãos e corpo;
Terceiro Momento:
Contornamos as mãos em uma folha;
Contamos as mãos e os dedinhos;
Numeramos as mãos;
Colorimos as mãos com giz de cera;
Quarto momento:
Apresentamos a parlenda e brincamos:
Dedo mindinho,
seu vizinho, pai de todos, fura-bolo, mata-piolho!
Quinto momento:
Transformamos os dedinhos em dedoches através de desenhos e pinturas
caricaturadas;
Demos asas a imaginação e dramatizamos;
Sexto momento:
Canto e gestos: Nossos Dedinhos!
Estimulamos e desenvolvemos a expressão oral e corporal
Polegares polegares
Onde estão aqui estão
Eles se saúdam eles se saúdam
E se vão e se vão
Indicadores indicadores
Onde estão aqui estão
Eles se saúdam eles se saúdam
E se vão e se vão
Dedos médios dedos médios
Onde estão aqui estão
Eles se saúdam eles se saúdam
E se vão e se vão
Anelares anelares
Onde estão aqui estão
Eles se saúdam eles se saúdam
E se vão e se vão
Dedos mínimos dedos mínimos
Onde estão aqui estão
Eles se saúdam eles se saúdam
E se vão e se vão
Todos os dedos todos os dedos
Onde estão aqui estão
Eles se saúdam eles se saúdam
E se vão e se vão
Todos os dedos todos os dedos
Onde estão aqui estão
Eles se saúdam eles se saúdam
E se vão e se vão
Sétimo momento:
Fantoche de luvas descartáveis:
Confeccionamos um fantoche com luva descartável e desenho;
Instigamos brincadeiras, teatro e produção de narrativas inspiradas no
personagem (fantoche) confeccionado;
Presenteamos os Pequenos com o fantoche para que pudessem continuar a
brincadeira em casa;
Oitavo Momento:
Brincadeira: O mestre mandou!
Brincamos, divertimo-nos e seguindo comandos;
Identificamos e tocamos partes do corpo
solicitadas pela prô;
Nono Momento:
Canto
e gestos: Cabeça, ombro, joelho e pé!
Coordenamos movimentos seguindo o ritmo e comando da música;
Expressamo-nos oral e corporalmente;
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, joelho e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e pé
pé
Hum, hum, hum e pé
pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e pé
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Joelho e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e pé
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Olhos, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, ouvidos, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, boca e nariz
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum, hum, hum e hum
Hum e hum
Décimo Momento:
Contorno e desenho do corpo:
Propomos que os Pequenos fizessem o contorno do corpo dos amigos no chão da quadra usando giz;
Completamos com ajuda das Prôs as partes faltantes
(olhos, boca, orelhas, unhas...);
Nomeamos todas as partes que apareceram no desenho e lembramos suas funções;
Colorimos os desenhos;
Percebemo-nos enquanto pessoa com
características semelhantes e diferentes em relação aos amigos;
Décimo Primeiro Momento:
Canto e gestos: Meu Galo quebrou....
Desenvolvemos sequenciação e estimulamos a
memorização;
Identificamos e tocamos partes do corpo ao
cantar e gesticular a música;
Brincamos e divertimo-nos com a canção;
Meu galo quebrou uma perna,
Meu galo não pode andar!Meu galo quebrou outra perna,
Meu galo não pode andar!
Meu galo quebrou uma perna, quebrou outra perna, não pode andar!
Meu galo quebrou uma asa,
Meu galo não pode voar!
Meu galo quebrou uma perna, quebrou outra perna, quebrou uma asa, não pode voar!
Meu galo quebrou outra asa,
Meu galo não pode voar!
Meu galo quebrou uma perna, quebrou outra perna, quebrou uma asa, quebrou outra asa, não pode voar!
Meu galo quebrou o rabo,
Meu galo não pode sentar!
Meu galo quebrou uma perna, quebrou outra perna, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou o rabo, não pode sentar!
Meu galo furou um olho,
Meu galo não pode enxergar!
Meu galo quebrou uma perna, quebrou outra perna, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou o rabo, furou um olho, não pode enxergar!
Meu galo furou outro olho,
Meu galo não pode enxergar!
Meu galo quebrou uma perna, quebrou outra perna, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou o rabo, furou um olho, furou outro olho, não pode enxergar!
Meu galo quebrou o pescoço,
Meu galo não pode morrer!
Meu galo quebrou uma perna, quebrou outra perna, quebrou uma asa, quebrou outra asa, quebrou o rabo, furou um olho, furou outro olho, quebrou o pescoço, não pode morrer!
(Jaqueline Medeiros)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela visita!
Sinta-se à vontade para voltar sempre e comentar.
Beijos!!
Jackke