Colorimos o menino e a menina, identificamos e nomeamos os órgãos dos sentidos neles.
Pesquisamos, escolhemos, relacionamos imagens a cada órgão do sentido e as colamos no cartaz.
Através do tato sentimos e percebemos as diferentes texturas em cada janelinha.
Através do tato e visão sentimos e percebemos as diferentes texturas de cada pezinho e recipiente.
Obs: Além destas atividades realizamos muitas outras conforme o projeto abaixo demonstra.
Projeto: “Cinco
Sentidos”
Justificativa:
Por
meio dos cinco sentidos o ser humano conhece e reconhece as coisas, o ambiente
e pessoas que o cercam. Eles são utilizados em todos os momentos da nossa vida
e nem sempre percebemos toda a importância de tê-los e conhecê-los. Neste
projeto incentivaremos a aquisição do auto-conhecimento referente aos cinco
sentidos e conscientização corporal.
Objetivo
Geral:
· Orientar
as crianças na percepção da importância dos órgãos dos sentidos em sua vida
cotidiana e as dificuldades que a falta de um deles pode ocasionar na vida de
alguém.
Objetivos
específicos:
·
Conhecer
seus sentidos;
· Incentivar
as crianças a perceber a funcionalidade de cada órgão dos sentidos;
· Estimular
o auto-conhecimento;
· Desenvolver
seus 05 sentidos;
· Incentivar
a exploração do meio a sua volta através dos sentidos;
Perceber
seu corpo e ambiente,
Permitir ao aluno liberdade em sua criatividade e
exploração e assim, ampliar seu conhecimento de mundo, conhecendo materiais,
suas características e propriedades
Atribuir
significado às sensações, sentimentos e imaginação;
·
Iniciar
a conscientização de cuidados e manutenção dos órgãos dos sentidos para a
saúde;
· Sensibilizar
para as dificuldades enfrentadas por pessoas portadoras de necessidades
especiais;
·
Perceber
que na falta de alguns sentidos as pessoas poderão se adaptar e viver sem eles;
·
Estimular
a interação e integração em sala de aula;
·
Despertar
na criança a atenção e concentração;
·
Valorizar
e respeitar as diferenças;
· Realizar
experiências que agucem os sentidos e que possam discriminar cheiros, sons,
sensações táteis, gostos.
·
Manipular
e explorar diversos materiais durante o projeto aflorando os cinco sentidos;
Metodologia:
·
Manipulação,
exploração de diversos objetos, materiais, alimentos, produtos...
·
Contação
de histórias;
·
Trabalhar
com poemas sobre o tema;
·
Músicas,
sons e ritmos;
·
Pesquisas
de informações, imagens...
·
Experiências;
·
Fantoche;
·
Desenhos;
·
Atividades
com papel, sucata, jornal, tinta, lápis de cor, giz...;
·
Tarefinhas
de casa;
·
Massa
de modelar;
·
Confecção
de painéis;
·
Confecção
de cartazes e livrinhos;
·
Fantoches,
máscaras;
·
Teatro;
·
Vídeos;
·
Quebra-cabeça;
·
Cabra-cega;
·
Caixa
surpresa;
·
Jogo
da memória;
·
Pintura,
colagem, rasgaduras...
·
Construção
de objetos com sucatas;
· Atividades
pertinentes ao tema de raciocínio, reflexão, sequênciação, coordenação motora,
...
·
Conversas
na rodinha;
·
Construção
de livrinhos;
·
Degustação
de diferentes alimentos, brincar de adivinha.
· De
quem é esta fala... trabalhar e explorar os sentidos através da brincadeira,
assim como você mencionou a cabra cega.
Cronograma: Três semanas aproximadamente.
Recursos
didáticos (materiais): folhar A3, cartolinas, giz de cera, objetos diversos,
fotocópias, cola, fita adesiva, aparelho de CD e DVD, guache, massinha, tecido,
figuras, rótulos, sucatas, frutas, cartazes ...
Avaliação:
Será
através de observações, conversas, relatos, atividades realizadas e registros
no decorrer do projeto.
(Autora: Jaqueline Medeiros)
Parabéns pelo seu blog,trabalho com crianças intelectual e seu blog me ajuda muito,abraços,Elvany,Porteirinha norte de Minas Gerais..
ResponderExcluirOlá Elvany!!
ResponderExcluirFico imensamente feliz em poder ajudar!
Fique à vontade para pesquisar e usar das
postagens expostas no meu espaço "Baú encantado".
Beijão!!
Jackke