Durante todo o projeto e processo de adaptação no Infantil I fomos apresentando, conhecendo e construindo nossos combinados e regras da sala. Ao término do projeto de Adaptação sistematizamos as regras e combinados
trabalhados durante todo o processo.
Objetivos desta construção de combinados e regras:
Compreender noções básicas de convivência;
Conviver melhor com os colegas e
professoras;
Refletir sobre suas atitudes e modificá-las quando
necessário;
Lembrar todos os combinados e regras necessários para o bom
andamento da sala;
Cumprimentar
os colegas e prôs ao chegar no CEI;
Tratar
os amigos e prôs com carinho e respeito;
Ouvir
com atenção quando um amigo ou pro falar;
Ajudar
a guardar os brinquedos após brincar;
Ao
sair da sala, andar com calma seguindo o trenzinho;
Não
gritar;
Não
morder, empurrar, bater e arranhar os amigos;
Não
tirar do amigo o brinquedo que ele esta brincando;
Emprestar
os brinquedos aos amigos;
Brincar
com cuidado para não se machucar;
Não
correr na sala;
Sentar
na cadeirinha junto à mesa na hora das refeições;
Alimentar-se
utilizando os talheres;
Comer
toda a comidinha;
Saber
esperar sua vez para escovar os dentes e lavar as mãos;
Pedir
para usar o banheiro quando precisar fazer xixi e cocô;
Participar
das atividades propostas;
Não
comer areia e pedrinhas nas brincadeiras no pátio;
Depois de conversarmos muito sobre as regras montamos alguns cartazes (com
figuras relacionadas as regras) que foram dispostos na sala para lembrarem dos
combinados e regras.
Amei as dicas, vou coloca-las em pratica.
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar.. Amei seu trabalho.
ResponderExcluir