sábado, 21 de abril de 2012

Novas etapas do projeto: Livros - viagens encantadas!


Quarto Momento:  
Leitura da Poesia de Elias José

CAIXA MÁGICA DE SURPRESA

UM LIVRO
É UMA BELEZA
É CAIXA MÁGICA SÓ DE SURPRESA

UM LIVRO
PARECE MUDO,
MAS NELE A GENTE
DESCOBRE TUDO

UM LIVRO
TEM ASAS
LONGAS E LEVES
QUE, DE REPENTE,
LEVAM A GENTE
LONGE,LONGE.

UM LIVRO
É PARQUE DE DIVERSÕES
CHEIO DE SONHOS COLORIDOS,
CHEIO DE DOCES SORTIDOS,
CHEIO DE LUZES E BALÕES
.
UM LIVRO
É UMA FLORESTA
COM FOLHAS E FLORES
E BICHOS E CORES
É MESMO UMA FESTA,
UM BAÚDE FEITICEIRO,
UM NAVIO PIRATA DO MAR,
UM FOQUETE PERDIDO NO AR,
É AMIGO E COMPANHEIRO.

Conversamos sobre a poesia;
Fizemos vários questionamentos e pensamos um pouco sobre o livro, como ele se apresenta, o que nele encontramos...;
Manipulamos e exploramos revistas;
Pesquisamos figuras  para ilustrar o poema ouvido;
Desafiamos o grupo para procurar a figuras pedidas;
Montamos um painel com a poesia e as figuras encontradas;

Quinto Momento: 
Contamos a história: O fantástico fundo do mar!
Conversamos  sobre a importância de estar em silêncio para  ouvir a história;
Recontamos a história através das ilustrações;

O Fantástico Fundo do Mar


Sexto momento: 
Cantamos a canção:

Peixe Vivo

Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Os pastores desta aldeia
Já me fazem zombaria
Os pastores desta aldeia
Já me fazem zombaria
Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

Desenvolvemos a expressão oral e ativamos a memória com o canto;
Conversamos sobre o projeto de  produção de um livro: Amigos do mar!;
Utilizaremos tinta guache e o carimbo das mãozinhas para criar animais que vivem no mar ilustrando cada página do livro;
Iniciamos a confecção da primeira página - um peixe!;

(Aqui ainda os animais só com os carimbos das mãozinhas sem os acabamentos)

Sétimo momento:
 Cantamos  canções  relacionadas a animais do mar e realizamos gestos;
Instigamos os Pequenos a cantar, realizar os movimentos e se divertirem;
§  

 Se Eu Fosse Um Peixinho

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
.
______________________________________

O Caranguejo

 

Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré
Ora, palma, palma, palma!
Ora, pé, pé, pé!
Ora, roda, roda, roda
Caranguejo peixe é!
Contamos a história: Caco o Caranguejo;
Caco, o caranguejo

Objetivamos despertar o gosto e o prazer em ouvir histórias;
Propomos que manuseassem e olhassem as ilustrações do livro contado;
Familiarizarem-se um pouco mais com o mundo literário;
Realizamos mais uma etapa do livro - a página do Caranguejo
Trabalhamos a paciência e o respeito sabendo esperar sua vez para fazer a atividade;
 

 (Prometo que disponho a foto logo. Esqueci de fotografar.)

Oitavo momento:
     Assistimos, cantamos e dançamos a música Ted Rock;
Aproveitamos o gosto do grupo pelo DVD XUXA 5 - CIRCO e exploramos a música Ted Rock;
Realizamos mais uma etapa da construção do livro: Amigos do mar - página do polvo;

                    (Aqui ainda os animais só com os carimbos das mãozinhas sem os acabamentos)

Nono Momento:
Realizamos a contação de história: 

A Tartaruguinha!!
Ouvi contar uma história.
Uma história engraçadinha.
Da tartaruguinha.

Houve uma festa lá no céu.
Mas o céu era distante.
E a tartaruguinha viajou,
Na orelha do elefante.

Quando a festa terminou,
A bicharada se mandou
Quem viu a tartaruguinha
Quem viu?
Lá do céu ela caiu.

São Pedro o céu varreu.
e dá pobrezinha se esqueceu.
Ela disse ai meu corpinho
Está todo de fora!
Como é que eu vou fazer Pai do Céu?
Como vou viver agora?

Pai do Céu juntou os caquinhos e colou
Mais bonita ela ficou....
(Autor desconhecido)

Listamos os nomes dos animais que vivem no mar;
Realizamos mais uma etapa de carimbo com a mãozinha na construção do nosso livro - a página da tartaruga;
(Aqui ainda os animais só com os carimbos das mãozinhas sem os acabamentos)

Ainda teremos outras etapas!! Assim que forem realizadas as postarei!

(Jaqueline Medeiros)
















2 comentários:

  1. Oi Jacque tudo bom!!!?
    Gostei muito da sua atividade com as crianças, vocês fazem tudo isso num unico dia, parece bastante coisa e bem divertido para as crianças.
    Muito legal!!!
    Olha adorei saber que você tá planejando uma jackkezinha, ou jackkzinho pro fim do ano, mas enquanto o final do ano não chega, faça como os atletas olimpicos, treine muiiiiito!!!rssrs
    Bjs Jaccke, bom domingo e fique com Deus.
    Bom treino!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nil!!Fico feliz que tenha gostado das atividades. Não realizamos tudo em um dia. Na verdade em vários. Geralmente cada momento num dia. Até porque os meus alunos são pequenos (2 a 3 anos) e o tempo de concentração que apresentam é pequeno. Junto a estas atividades realizamos muitas outras. Contação de histórias, exploração e uso de diversos materiais revistas, livros, giz de cera, massinha, cola, tinta. Brincadeiras diversas (roda, jogos, com brinquedos, cantadas...), passeios em ambientes diferentes no CEI com outras propostas geralmente lúdicas (parque, quadra, andar de motocas, brincar na caixa de areia, jogar bola...) ainda realizamos a rotina que inclui chegada, acolhida, alimentação, higiene, escovação dental, trocas, estimular e ensinar a usar o banheiro, despedida e saída do CEI.
    Quanto ao Bebê pode deixar que vamos seguir sua recomendação. KKKKKK!
    Beijão!! Obrigada pela visita!! Ótimo fim de semana e até breve.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita!
Sinta-se à vontade para voltar sempre e comentar.
Beijos!!
Jackke