domingo, 22 de abril de 2012

Um bom motivo para frequentar a Educação Infantil!


Muitas pessoas acham que a função da escola de Educação Infantil é apenas ensinar conhecimentos como letras, números, cores, formas e músicas. Entretanto, entre outros objetivos, estas instituições também têm como grande função a sociabilidade da criança.

Socializar a criança parece ser um processo simples, mas traz em si inúmeros fatores que devem ser esclarecidos para se entender a importância das relações sociais ainda na primeira infância. O processo é simples, pois basta o bebê vir ao mundo para iniciar sua vida social. O contato com a família constitui o primeiro ambiente de interação e vínculos afetivos. Contudo, com o passar do tempo, a convivência só com adultos não é suficiente para o complexo desenvolvimento social da criança. Um exemplo claro disto é que dificilmente parentes ou familiares vão disputar um brinquedo com a criança.
É na escola que a criança amplia sua rede de relações. E é neste momento que grandes desafios e aprendizados estão por vir. Disputar, dividir e negociar materiais e brinquedos torna-se o primeiro e principal obstáculo encontrado pela criança ao iniciar sua vida escola. Um processo lento, porém profundo, vai aos poucos fazer com que as crianças nesta fase sintam a necessidade de regras de convivência e a importância de respeitá-las.
Já comum em muitas escolas, a organização dos grupos de acordo com a idade contribui para que as crianças passem pelos mesmos desafios ao mesmo tempo. Isso faz com que, juntas, as crianças busquem soluções que vão auxiliá-las neste processo. Entretanto, a presença de um profissional capacitado para orientar tal tarefa é fundamental.
É este profissional que, por muitas vezes, vai propor jogos e brincadeiras que exigem das crianças o respeito às regras de convívio social. O “esperar a vez” torna-se fundamental. Ao mesmo tempo em que a criança quer, sozinha, executar sua atividade durante uma brincadeira, ela precisa respeitar a vez do colega sem interferir ou querer fazer por ele.
A partir de atividades como esta, a criança vai, aos poucos, aprofundando sua concepção sobre si e sobre os demais. Isto se torna importante na medida em que constitui a base para a definição de sua individualidade e personalidade.
Conviver com outras crianças também propicia a descoberta de interpretar o ser interpretado. Sendo assim em inúmeras situações que ocorrem no cotidiano escolar, as crianças vão perceber que suas atitudes refletem no meio em que estão.
Momentos de contato com crianças de idades variadas também são fundamentais para o desenvolvimento social na infância. Observar como as crianças mais velhas agem e o que elas já são capazes de fazer oferece subsídios para o desenvolvimento da criança. Querer fazer aquilo que um amigo faz, motiva a criança a buscar o conhecimento para tal. É a partir daí que muitas teorias e práticas pedagógicas sócio-construtivistas se baseiam.
Perceber a importância da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças em seus diversos aspectos, inclusive social, é permitir que a criança se reconheça como única e se desenvolva amplamente em um período em que todos aprendizados se solidificam e formam a base que vai sustentar essa criança pelo resto de sua vida.

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Jackke