domingo, 1 de julho de 2012

MEU CORPO: SEUS SENTIDOS, SENSAÇÕES, CUIDADOS E SAÚDE!


Justificativa:
A criança por meio dos sentidos, desejos e sensações observa, interage, experimenta e vivencia o mundo que a cerca.  A realização deste projeto visa colaborar neste processo promovendo desenvolvimento saudável através de ações e reflexões que possibilitarão  conhecimento de si, do outro e do mundo.

Objetivo Geral:
Despertar na criança o interesse pelo conhecimento do seu próprio corpo, assim como suas partes, funções e cuidados com o mesmo (saúde, segurança e higiene).

Objetivos Específicos:
·         Ampliar e enriquecer o vocabulário;
·         Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade;
·         Estimular a concentração e atenção;
·         Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, e o meio em que vive;
·         Conhecer, identificar e nomear as principais  partes do corpo;
·         Estimular o controle dos esfíncteres;
·         Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição);
·         Identificar as partes do corpo relacionando aos  órgãos do sentido;
·         Demonstrar suas necessidades e interesses;
·         Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos e desejos;
·         Desenvolver noções básicas de modo a tornar-se mais confiante em si mesma;
·         Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
·     Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
·         Vivenciar e desenvolver  hábitos de higiene pessoal e do meio em que vive (escola, casa...)
·         Desenvolver autonomia nos cuidados com seu corpo (uso do banheiro, lavar as mãos...)
·         Realizar atividades diárias de higiene;
·         Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;
·         Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
·         Visualizar e interpretar imagens;
·         Dramatizar histórias;
·         Trabalhar o corpo e higiene;
·         Valorizar as narrativas e falas das crianças;
·         Levar as crianças a criar hipóteses para a solução dos problemas lançados;
·         a resolução das situações problemas;
·         Incentivar o respeito e a cooperação nas atividades individuais e coletivas;
·         Incentivar a exploração do meio a sua volta através dos sentidos;
·         Perceber seu corpo em relação ao outro e o ambiente, permitindo a criança liberdade de criatividade e exploração, assim como, ampliar seu conhecimento de mundo, conhecendo materiais, suas características e propriedades;
·         Atribuir significado às sensações, sentimentos e imaginação;
·         Iniciar a conscientização de cuidados e manutenção dos órgãos dos sentidos para a saúde;
·    Sensibilizar para as dificuldades enfrentadas por pessoas portadoras de necessidades especiais;
·         Perceber que na falta de alguns sentidos as pessoas poderão se adaptar e viver sem eles;
·         Estimular a interação e integração em sala de aula;
·         Despertar na criança a atenção e concentração;
·         Valorizar e respeitar as diferenças;
·    Realizar experiências que agucem os sentidos e que possam discriminar cheiros, sons, sensações táteis, gostos.
·      Manipular e explorar diversos materiais durante o projeto aflorando os cinco sentidos, observando texturas, formas, cores, cheiros, gostos e tamanhos;
·         Perceber o que sabem/ o que querem saber/o que aprendem sobre o tema alimentação;
·         Conhecer a diversidade de alimentos;
·         Promover o consumo de frutas, legumes e verduras, enfim alimentos diversos e saudáveis;
·         Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
·        Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre os alimentos;
·         Conhecer a importância da alimentação saudável para o corpo;
·         Promover conversas em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, ...;
·         Informar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
·         Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
·         Entrar em contato com textos de gêneros diferentes;
·         Envolver os pais e/ou avós de receitas de alimentos preferidos das crianças;
·  Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
·         Descobrir a importância dos nutrientes para o nosso organismo;
·         Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos;
·        Estimular a autonomia na hora de alimentarem-se, sentando corretamente à mesa, usando talheres...

Metodologia:

·     Contação de histórias;
·         Músicas, cantos e gestos;
·      Brincando com músicas e obedecendo comandos (tocar a mão na parte do corpo pedida, jogar o balão onde a professora pedir);
·         Trabalho com Poemas;
·         Confecção da Boneca de lata (personagem de uma canção);
·         Completar o corpo a partir das fotos do rosto das crianças;
·         Contornar o corpo um do outro com giz no chão e preenchimento das partes a partes das falas das crianças;
·         Contornar as mãos, contar e numerar os dedos;
·         Pintura dos dedos;
·         Teatrinho com as mãos (luz e sombra, dedoches);
·         Brincadeira com as emoções (demonstração facial ex: medo, raiva, feliz, assustado...);
·         Cabra-cega (adivinhar quem é?);
·         Quebra-cabeça do corpo (pintura, recorte, colagem);
·         Recorte e colagem utilizando revistas;
·         Rasgar, amassar, picotar jornal;
·         Vídeos relacionados;
·         Vestir roupas e calçar os tênis, chinelos...
·         Trabalho com os rótulos (higiene pessoal, casa...);
·         Brincadeiras de tomar banho, dar banho em bonecos;
·         Realização da escovação de maneira correta;
·         Pesquisa em revistas de produtos de higiene;
·         Tarefinhas de casa;
·         Trabalhos com massinha;
·         Móbile do corpo e alinhavo;
·         Caixa mágica
·         Desafio: adivinhe pelo cheiro!
·         Tapete dos sentidos e das sensações;
·         Desafio: adivinhe – sons, ruídos, músicas, barulhos...
·         Jogo da Memória;
·         Painéis;
·         Experiências;
·         Fantoches;
·         Máscaras;
·         Produção de livrinhos;
·         Trabalho com sucatas;
·         Construção de listas alimentos;
·         Mercadinho na sala;
·         Identificação de quantidades (muitos/poucos, 1/2, iguais/diferentes, grandes/pequenos...)
·         Construção de gráficos (alimento prediletos, frutas...)
·         Pesquisas de informações, imagens...
·         Classificação e agrupamentos de frutas, guloseimas...
·         Observação da transformação dos alimentos em outros - suco de frutas,;
·         Produção de alimentos (salada frutas, brigadeiro...);
·         Desenhos e pinturas com interferência e sem interferência sobre o tema;
·   Disponibilização de frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente;
·         Construção da casinha de doce;
·         Fruta no palito;
·         Livro de receita;
·         Passeios (padaria, mercado, piquenique...)
·         Dia da guloseima;
·         Montagem do prato com recortes de alimentos saudáveis;
·         Mascotes;
·         Escovação dentária diária, lavação de mãos, organização de pertences...
·         Outras atividades que surgirem no decorrer do projeto;


Cronograma: 2º Trimestre
Recursos didáticos (materiais): folhas A3 e A4, cartolinas, giz de cera, objetos diversos para a caixa surpresa, fotocópias, fotos, cola, fita adesiva, aparelho de CD e DVD, guache, massinha, tecido, roupas, sapatos, escova dental, escova de cabelo, alimentos, figuras, rótulos, sucatas, frutas, palitos, elástico, caixas,  papel pardo, bonecas, bonecos, livros de literaturas, papel contact, barbante, luvas, massinha,  ...

Avaliação:
Será diagnóstica e contínua através de observações, conversas, relatos, reflexões, e registros no decorrer do projeto.

(Jaqueline Medeiros)

domingo, 24 de junho de 2012

Mais Etapas do Projeto: Cai, cai balão, cai, cai balão aqui na nossa Festa Junina


 Sexto Momento:

     Pescaria – Brincadeira típica das Festas Juninas
Conversamos como é a brincadeira, quem já brincou...;
Sugerimos e estimulamos a confecção dos peixinhos para podermos brincar;
Desenvolvemos a coordenação motora fina através da pintura e com o movimento de apreensão e pinça;
Fizemos bolinhas pequenas com papel crepom;
Escolhemos papéis picados em pedacinhos pequenos;
Pintamos os peixinhos (prê recortados pela Prô ) com giz de cera e lápis de cor;
Colamos os pedacinhos de papéis picados e/ou bolinhas de papel crepom de suas preferências nos peixinhos para enfeitá-los;


















Sétimo Momento:

Circuito de brincadeiras típicas das Festa Juninas:

Sentamos na rodinha e apresentamos as brincadeiras;
     Conversamos, ensinamos e compartilhamos as regras de cada brincadeira;
Valorizamos a brincadeira produzida pelo grupo "a pescaria";
Trabalhamos noção de espaço e equilíbrio durante as brincadeiras;
Estimulamos o respeito e cuidado com o amigo durante as brincadeiras;
Proporcionamos momentos de diversão e ludicidade;

*       Pescaria (produzida pelo grupo)

*      Dança da laranja.

*      Corrida do ovo.

*      Dança da cadeira;


Oitavo Momento:

Produção de cartazes convidando os amigos do grupo do Infantil I B à participarem da Festa Junina interna do CEI.

Desenvolvemos o senso estético com a pintura;
Demonstramos como a boa vontade e dedicação individual colabora com o trabalho coletivo;
Colorimos com giz de cera e lápis de cor;
Realizamos leitura informativa dos dados do convite;
Expomos os convites pela sala;













Nono Momento:

     Roda  de conversa

Conversamos sobre  o trabalho o homem do campo, “o caipira” (onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura, como nos ajuda, como se diverte, aspectos da vida rural...);
Colorimos com giz de cera desenhos relacionados ao caipira e suas tradições que inspiram as Festas Juninas;
Montamos um painel com os desenhos e pinturas;

Décimo Momento:

Festa Junina interna do CEI

Inspirados  pelo projeto e convite para a participação na festa nos produzimos, usamos vestimentas e adereços típicos das Festas Juninas;
Realizamos uma linda apresentação dançando e cantando a música "Capelinha de Melão";
Curtimos,  divertimo-nos  e confraternizamos com os amigos do CEI;
Conhecemos  e degustamos deliciosos alimentos típicos das Festa Juninas;

(Jaqueline Medeiros)




domingo, 17 de junho de 2012

Primeiras etapas do Projeto: Cai, cai Balão, cai, cai balão aqui na nossa Festa Junina!


  Primeiro Momento:

     Introdução o Projeto: Cai, cai Balão, cai, cai Balão aqui na nossa Festa Junina!! A partir do canto e gesto da música:

CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão.Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
CAI NÃO, CAI NÃO
CAI NA RUA DO SABÃO.

Sugerimos uma roda de conversa;
Realizamos leitura compartilhada informativa sobre as Festas Juninas: 
Conversamos sobre o que os Pequenos sabem sobre as festas, o que querem saber, e sobre o que o projeto irá abordar e as etapas que iremos realizar;
Ouvimos, cantamos e dançamos músicas típicas das Festas Juninas;

Segundo Momento:

Confecção do Espantalho para a decoração da sala em preparação para a Festa Junina interna do CEI.

Motivamos o grupo para a confecção do espantalho personagem típico do campo e presente na decoração das Festas Juninas;
Desenvolvemos a coordenação motora fina rasgando e amassando jornal;
Estimulamos o trabalho coletivo pautado no respeito, colaboração e organização;
Trabalhamos noção de espaço e proporção ao colocar os jornais rasgados e amassados dentro das meias-calças;
Caracterizamos nosso espantalho com vestimentas típicas, chapéu e adereços;
Expomos nossa produção como enfeite na nossa sala;













 Terceiro Momento:


Produção de bandeirinhas:


Lembramos que as bandeirinhas são usadas para enfeitar as Festas Juninas;
Estimulamos a cooperatividade, dedicação e valorização pelo trabalho realizado;
Instigar a colaboração do grupo, demonstrando como é importante a participação de cada um, na colocação e arrumação das bandeirinhas;



Quarto Momento:

 Canto e gestos de músicas típicas das Festas Juninas:

 Aprendemos novas canções e ampliamos nosso repertório;
 Desenvolvemos a expressão e oral e corporal;
 Estimulamos a percepção do ritmo e compasso;



CAPELINHA DE MELÃO


Capelinha de melão é de São João.

É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,não me ouve não.

Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.

A ventania veio e levou.

Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor. 

SONHO DE PAPEL

O balão vai subindo, vem caindo a garoa.

O céu é tão lindo e a noite é tão boa.

São João, São João!

Acende a fogueira no meu coração.

PULA A FOGUEIRA

Pula a fogueira Iaiá,

pula a fogueira Ioiô.

Cuidado para não se queimar.

Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

Nesta noite de festança todos caem na dança alegrando o coração.

Foguetes, cantos e troca na cidade e na roçaem louvor a São João.

Nesta noite de folguedo todos brincam sem medoa soltar seu pistolão.

Morena flor do sertão, quero saber se tu ésdona do meu coração.

CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão.Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
CAI NÃO, CAI NÃO
CAI NA RUA DO SABÃO.


Quinto Momento:

Confecção de mini fogueiras:

     Realizamos a técnica de pintura monotipia;
     Percebemos diferentes texturas e sensações;








     Montamos a base da fogueira com cola e palitos de picolés;
   Aproveitamos para fazer o fogo os papéis utilizados na realização da técnica de pintura monotipia;
    Montamos um mural com as fogueirinhas produzidas;






(Jaqueline Medeiros)