terça-feira, 1 de maio de 2012

Como estimular bons hábitos de leitura independente no seu filho


O professor do seu filho deve ter dito que a leitura regular e independente fora da escola é a melhor maneira de melhorar a fluência da criança e aumentar o seu nível de leitura. Caso esta prática não tenha sido uma parte de sua rotina em casa, e você precise de algumas sugestões práticas sobre como implementar um programa para o seu filho. As estratégias a seguir são simples e fáceis de aplicar.
  • Crie uma rotina. O professor de seu filho provavelmente irá recomendar (ou exigir) de vinte a trinta minutos de leitura por dia. Ajude seu filho a fazer disto um hábito. Às vezes a leitura na mesma hora todos os dias é a melhor prática. Algumas crianças, como os adultos, gostam de ler ao deitar, mas a compreensão pode diminuir quando seu filho ficar sonolento. Se ele lê na cama, ir para a cama mais cedo do que de costume é uma boa idéia. Mantenha um relatório de leitura para registrar o quanto ele vai bem nesta prática diária. 
  • Proporcione um lugar tranquilo e confortável para leitura. É difícil se concentrar com o televisor ligado, música ou telefone tocando. Pergunte a seus filhos onde eles se sentem mais confortáveis. Sentar-se, reclinado sobre almofadas, ou mesmo deitado, é ótimo contanto que eles sejam capazes de se concentrar. Tenha certeza que existe iluminação adequada. Além disso, certifique-se de fazer exames oftalmológicos, seus filhos talvez precisem de óculos. Às vezes, quando as crianças ficam relutantes em ler, é porque sentem os seus olhos sendo forçados. Sentar-se para ler pode ser um momento aconchegante, em que as crianças podem deixar sua imaginação fluir. Para crianças mais novas, uma “marionete”, sob a forma de um animal de pelúcia, pode ser um companheiro de motivação.. Uma coisa especial como um cobertor, travesseiro, ou cadeira pode incentivar hábitos fortes. 
  • Seja flexível, mas firme quando se trata da prática regular. Use um tom afirmativo, não severo, quando tratar da prática de leitura. Seja flexível, mas firme. Você quer que o tempo gasto seja produtivo - você não quer que eles fiquem apenas olhando as páginas, mas pode demorar muitos minutos para eles se concentrarem no livro. O tempo sustentável que eles podem se concentrar, e a facilidade com que podem "entrar" nos livros, vão melhorar e aumentar ao longo do tempo, portanto, tenha paciência. À primeira vista pode parecer que seu filho gasta apenas cinco minutos, ou não lê realmente, mas fique firme. 
  • Ensine seu filho a usar um marcador. Pode parecer óbvio, mas muitas crianças param num ponto e não se lembram onde estavam. Manter marcadores no lugar irá ajudá-los a ler o livro a qualquer momento, e serem menos dispersos quando pausarem a leitura. Notas autocolantes funcionam muito bem, porque não caem, e podem ficar logo abaixo da linha onde se parou. Quase nada funciona melhor que um marcador, e certamente é necessário gastar com eles numa livraria. Arranje um guia se tiverem dificuldade de manter a linha de leitura. Um guia é usado para realçar a linha que seu filho está lendo. É útil quando o leitor facilmente perde alinha de leitura. Precisa um pouco de prática: uma mão segura o livro; a outra mão move para baixo o marcador. Eles irão ter uma melhor compreensão, e menos tempo tentando encontrar a linha, quando deixarem o livro por um momento. Leitores iniciantes lêem palavra por palavra, seguindo com a ponta do dedo, mas os mais avançados lêem uma linha inteira por vez. Utilizar uma fita de e plástico colorido translúcido (talvez uma régua) permitirá que seu filho veja não só a linha que estão lendo, mas também a próxima linha. 
  • Converse com seus filhos sobre o que estão lendo. Tenha certeza que realmente estão lendo, o que significa compreendendo o texto. Depois de lerem peça-lhes um resumo simples da história. Este deve incluir personagens, locais, e eventos. Você pode também pedir-lhes para definir os “quem, o quê, quando, onde, porquê e como” da história. Quanto mais detalhes incluírem, mais evidente ficará que estão seguindo a história e que se inserem na mesma. (Torçamos para que eles queiram contar mais e mais!) Do mesmo modo, quando pegarem o livro novamente, pergunte-lhes o que estava acontecendo quando eles pararam de ler. Se eles estão lendo um livro de não-ficção, peça três fatos que leram, ou a principal idéia do que foi lido, com três detalhes específicos . 
  • Não abandonem os livros com muita facilidade. Pode demorar várias páginas ou capítulos para que seu filho se concentre no livro. Encoraje-os a ficar com o livro. Provavelmente aumentará seu interesse. Porém, de vez em quando, um livro realmente não é o que se esperava, ou não tem um bom nível. Então talvez seja hora de abandonar o livro. 
  • Faça seu filho ler em voz alta para você ocasionalmente. Fluência oral é também importante para a professora do seu filho. Faça-os ler em voz alta para você ocasionalmente. Você vai notar se estão lendo com um alto nível de precisão ou não. Encoraje-os a usar expressão na voz, até mesmo exagerar o diálogo dos diferentes personagens pode ser muito divertido. Evite corrigi-los quando lendo, isto irá torná-los mais acanhados, mas ficará tudo bem para eles se pedirem uma eventual ajuda com uma palavra. Se você notar que ele tem dificuldade para ler mais de 5% das palavras (cerca de 5 palavras numa página de um capítulo num livro comum) este livro pode ser muito difícil para seu filho no momento. 
  • Compre novos livros regularmente. Vá para a livraria ou biblioteca regularmente. Voltar aos autores ou séries favoritas é uma ótima maneira de continuar a sua dinâmica, mas também incentive seu filho a experimentar diferentes gêneros, e novos autores. Tenha certeza que seu filho está lendo tanto ficção quanto não-ficção. Um livro de não-ficção que esteja acima do seu nível de leitura infantil, mas tenha visual atraente, ficará bem. Se seu filho estiver motivado a ler o que pode, e entender as ilustrações e diagramas, isto enviará a mensagem certa sobre leitura. Do mesmo modo,um eventual livro que é muito fácil, mas é um antigo favorito, valerá, se os mantém interessados. A maioria de suas escolhas deverá estar no seu nível leitura. 
  • Tenha um lugar especial para os livros. Você pode não ter recursos para uma sala de leitura, ou uma biblioteca inteira ou mesmo uma grande estante, mas o seu filho deve ter pelo menos uma cesta ou uma caixa para a sua coleção de livros. Mantenha fora do alcance dos irmãos mais jovens, que podem não saber ainda como cuidar dos livros. Mesmo que a maioria dos seus livros venha da biblioteca, tente fazer uma pequena coleção de livros que seus filhos possam manter. Livros de não-ficção, sobre temas favoritos são boas escolhas, porque eles provavelmente vão lê-los outras vezes.
  • Desafie o seu filho a passar a ler livros mais difíceis ao longo do tempo. Seus filhos precisam de um empurrãozinho para livros mais desafiadores. Provavelmente, não lerão uma série antes que estejam prontos para subir de nível. Algumas séries têm centenas de títulos! Se não tiver certeza de onde ir, informe-se com o bibliotecário sobre o que seu filho tem lido, e pergunte-lhe o que é ligeiramente mais avançado. Fale “uau, eu aposto que você está pronto para ler este livro”, em vez de, ”é muito fácil para você, tente algo mais difícil”. Eles podem não querer ler algo que acham que é difícil, mas eles vão ter orgulho de terem maior capacidade.
  • Leitura deve ser uma atividade agradável de lazer, mas a prática regular de leitura vai construir fluência, vocabulário e compreensão de textos progressivamente mais avançados. Isto será uma preparação para o grande e variada demanda de leituras de não-ficção do material acadêmico na escola, bem como uma edificação do amor pela leitura ao longo da vida. Incutir hábitos regulares, e trabalhar juntos para atingir metas, como uma família, porá seu filho no caminho certo

(Teresa Carvalho)

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