E EU
Justificativa:
A criança ao frequentar o CEI torna-se
membro de um mundo social diferente da sua família. A autoimagem, a autoestima
e a autoconfiança da criança é
construída em todos os meios em que vive e através das relações com as pessoas
que convive. Este projeto: João, Maria e Eu, somos todos diferentes!, vem colaborar nesta construção e aprendizagem de
si mesmo, como também, na valorização e
respeito das particularidades de cada um promovendo o conhecimento da sua
própria história e o reconhecimento das diferenças em relação a história do
outro favorecendo a construção de uma
identidade coletiva.
Objetivo
Geral:
A partir da história João e Maria,
clássico da literatura infantil conhecer
e trabalhar a história de cada Pequeno do Infantil I B;
Objetivos
Específicos:
·
Utilizar
da literatura infantil na abordagem do tema, assim como peculiaridades que o
envolve (família em constituição diferenciada, gênero: menino – menina,
história de vida...)
·
Conhecer
a história de seu nome e seu significado;
·
Reconhecer
seu nome, assim como o nome dos amigos de sala em situações do cotidiano;
·
Envolver
a família no processo de aprender e ensinar;
·
Pesquisar
junto a família detalhes das histórias dos Pequenos do Infantil I;
·
Compreender
a história de seus colegas a partir de sua;
·
Conhecer
e respeitar os diferentes costumes das famílias;
·
Incentivar
a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo
sua identidade e autonomia;
·
Desenvolver
habilidades sociais;
·
Desenvolver
a imaginação e a criatividade;
·
Evoluir
na construção do eu e do outro;
·
Apropriar-se
progressivamente da imagem corporal,
·
Ampliar
suas possibilidades de comunicação e expressão;
·
Desenvolver
e explorar a produção da arte, do desenho, música e brincadeiras, movimento,
enfim atividades pertinentes relacionadas ao projeto...
·
Desenvolver
a sua autoestima;
·
Desenvolver
o autoconceito positivo através da afetividade;
·
Identificar
suas preferências;
·
Desfazer
preconceitos que possam estar nascendo;
·
Respeitar as diversidades físicas e diferentes
etnias;
·
Sensibilizar
a questão de que famílias possuem construções diferentes;
Metodologia:
·
Brincadeiras
de socialização e integração ( rodinhas, dinâmicas, conversas, músicas
relacionadas ao tema...);
·
Ficha
do nome escrita pela professora, ilustrada por cada um, fotos... ;
·
Pesquisa
sobre a história do nome;
·
Pesquisa
sobre fatos importantes no dia do seu nascimento e até os dias atuais;
·
Painel
de fotos (identidade);
·
Brincadeira
com espelho (observação de características próprias e dos amigos – semelhanças
e diferenças)
·
Auto-retrato
(recorte, montagem e colagem, desenhos...);
·
Desenho
do amigo da sala no chão com giz;
·
Brincadeiras;
·
Música,
cantos, gestos;
·
Dinâmica: Espelho na caixinha;
·
Dinâmica:
Abraçando amigos (formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música
agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para
executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de “dois" e todos começam a
se abraçar em grupo de dois; "abraço de quatro", abraço de um",
"abraço de todo mundo.")
"abraço de todo mundo.")
·
Painel
da família;
·
Trabalho
com massinha de modelar (fazer a si próprio, o amigo mais próximo...);
·
Construção
de livro.
Cronograma:
Três semanas aproximadamente.
Recursos
didáticos (materiais): folhar A4, cartolinas, giz de cera, espelho, fotocópias,
barbante, cola, fotos, fita adesiva, aparelho de CD e DVD, guache, massinha...
Avaliação:
Será primeiramente diagnóstica e no decorrer do projeto será através de
observações e registros diários, assim como de reflexões, intervenções e
reestruturações.
(Jaqueline Medeiros)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela visita!
Sinta-se à vontade para voltar sempre e comentar.
Beijos!!
Jackke