terça-feira, 6 de março de 2012

Os sons da infância

A música está presente em todas as fases da nossa vida. E na infância isso não podia ser diferente. Diversos estudos comprovam que o contato com o universo musical proporciona às crianças maior afetividade e equilíbrio.  Por essa razão,  a partir do segundo semestre de 2011, será obrigatório o ensino de música em todas as escolas brasileiras. O objetivo da iniciativa não é formar músicos, mas sim auxiliar no desenvolvimento dos alunos. “A música exerce um papel importante na educação infantil, pois ela contribui para o processo de construção do conhecimento", afirma Teca Alencar de Brito, autora do livro Música na Educação Infantil. Proposta para Formação Integral da Criança (Editora Peirópolis). 
Segundo a educadora, a música contribui para o desenvolvimento de várias capacidades, entre elas concentração, criatividade, coordenação motora e disciplina. Além dos benefícios educacionais, a musicalização nos primeiros anos de vida também  favorece a autoestima, a socialização e o aprimoramento do gosto e do senso musical. “Quando faz um som ou um movimento sonoro, a criança não tem consciência de que está fazendo música", diz.  
Teca afirma que o envolvimento das crianças menores com a música se dá, na maioria das vezes, quando ela começa a fazer imitações. Ao representar um carro, por exemplo, ao mesmo tempo em que imita o gesto de dirigir, ela reproduz com a voz o som do veículo. Já a partir dos seis anos, a criança consegue organizar as ideias musicais. “Nessa fase, ela  já compreende o conteúdo de sua produção, seja quando canta ou toca um instrumento".
O ensino da música pode ocorrer de inúmeras formas, seja por meio do canto, do incentivo a ouvir ou através de brincadeiras musicais. A única coisa que não pode faltar nesse processo de aprendizagem é o contato com os instrumentos. "Ao tocar tambor ou chocalho, por exemplo, a criança reproduzirá a música com gestos e repercutirá os sons através da escuta”, explica Teca. A educadora acrescenta que os professores devem aproveitar o gosto das crianças por instrumentos de percussão para explorar objetos sonoros como copos plásticos, madeira e coco. “Descobrir sons também é muito importante no processo de aprendizado."

(Mariana Teodoro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!
Sinta-se à vontade para voltar sempre e comentar.
Beijos!!
Jackke