sábado, 24 de março de 2012

Sugestões para estudar e trabalhar a "Água" na escola

A semana e o dia da água (22-03) ajudam-nos a lembrar da  sua importância  em nossas vidas e no mundo!

Segue abaixo vídeos sobre a água para assistir com os alunos:
(Eu escolhi os dois primeiros por serem mais apropriado a faixa etária dos meus Pequenos)









Algumas poesias sobre a água:

Olha a bolha d'água
no 
galho!

Olha o orvalho!
Olha a bolha de vinhona rolha!Olha a bolha!
Olha a bolha na mãoque trabalha!
Olha a bolha de sabãona ponta da palha:brilha, espelhae se espalha
Olha a 
bolha!
Olha a bolha
que molhaa mão do menino:
A bolha da chuva da calha !

Cecília Meirele



ÁGUA CLARINHA,
QUE CORRE, QUE DESCE,
QUE SOBE, QUE CAI,
QUE É FUMACINHA,
QUE SÃO PEDRINHAS.
QUE MUDA DE FORMA,
CONSTANTEMENTE,
QUE SAI DAS NUVENS.
QUE ALEGRA AS PLANTAS.
QUE SACIA A SEDE,
DE PLANTAS E ANIMAIS.
E A MINHA TAMBÉM.
NÃO FALTE JAMAIS

GRAÇA BATITUCI


Cadê a água?

Cadê o menino que estava aqui?
Foi brincar na chuva.
Cadê a chuva?
Foi pro riacho.
Cadê o riacho?
Juntou-se ao rio.
Cadê o rio?
Correu pro mar.
Cadê o mar?
Está virando vapor.
Cadê o vapor?
Virou nuvem.
Cadê a nuvem?
Virou chuva.
Começou tudo outra vez.
(Alessandra - www.amigosdaleitura@blogspost.com)
(Inspirada neste texto criei ilustrações e montei um livrinho para meus Pequenos colorirem)













Músicas que abordam o tema:

Peixe Vivo

Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia
Já me fazem zombaria
Os pastores desta aldeia
Já me fazem zombaria

Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia


Está chovendo! 

Está chovendo! Está chovendo!

O que fazer? O que fazer?

Abre o guarda-chuva,

Abro o guarda-chuva

Pra se esconder,
Pra se esconder.

 Chuveiro, chuveiro!
(Patati Patatá)

Era um menino que não gostava
Pra tomar banho sempre chorava
Brincava muito o dia inteiro
E o no banheiro ele cantava

Chuveiro, chuveiro
Não faz assim comigo
Chuveuiro, chuveiro
Não molha o seu amigo

Lave atrás das orelhas,
E lave bem esse pé!
Lave também a poupança
Porquinho você não é!

Era um menino que não gostava
Pra tomar banho sempre chorava
Brincava muito o dia inteiro
E o no banheiro ele cantava

Chuveiro, chuveiro
Não faz assim comigo
Chuveuiro, chuveiro
Não molha o seu amigo

Lave atrás das orelhas,
E lave bem esse pé!
Lave também a poupança
Porquinho você não é!


Outras sugestões:

Produção de painéis, murais, livrinhos, mascotes, fantoches, bonecos, personagens...;
Pesquisas de figuras e informações;
Ilustração de músicas e textos sobre o tema;
Realização de experiências;
Observação da água em diferentes lugares e estados;
Dramatizações;

(Jackke)







2 comentários:

  1. Oi Jackke linda!
    Que maravilha de post sobre a água.
    São tantas coisas que tenho que trabalhar com os pequenos que tenho que confessar passei a data em branco, mas tem problema não, sempre é tempo em falarmos sobre a preservação e conservação ambiental. Em breve vou fazer um projeto bem legal e claro vou vir aqui novamente copiar suas sugestões que estão maravilhosas.
    Tenha uma semana abençoada e feliz.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Beatriz!!
    Realmente temos muito a trabalhar que em
    alguns momentos acabamos priorizando algumas
    coisas né. Além do mais água é um tema que podemos
    abordar em inúmeros momentos na nossa prática.
    Que bacana que gostou da postagem! Quanto as sugestões
    fico feliz que possam ajudar no seu projeto.
    Beijão!! Muito especial sua visita!!
    Tenha uma semana abençoada e feliz também Flor!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita!
Sinta-se à vontade para voltar sempre e comentar.
Beijos!!
Jackke